Ex-prefeito de Jauru, Pedro Ferreira deixa mais de R$ 10 milhões em dívidas
Por assessoria
11/02/2013 - 12:27
(Primeira Pagina)
A prefeita EnérciaMonteiro(PT), assumiu a administração do município de Jauru e se deparou com uma situação financeira caótica-afirma em entrevista. “A administração foi repassada pelo ex- prefeito Pedro Ferreira (PP) com muitos restos a pagar e sem recursos suficientes em conta, situação que está inviabilizando o bom andamento da atual gestão. Os números são impressionantes, levando em consideração a arrecadação municipal que ao invés de aumenta, diminuiu. Isso porque, segundo o censo do IBGE, a população de Jauru hoje está abaixo de 10.100 habitantes, prevalecendo o menor índice de cálculo do FPM (0,6), o que deixa o município no mesmo patamar dos vizinhos Vale de São Domingos e Figueirópolis D’Oeste, com população mais de 50% inferior a Jauru.”
O valor total da dívida de Jauru, deixada por Pedro Ferreira depois de 8 anos de governo é de: 10.644.546,18 (dez milhões seiscentos e quarenta e quatro mil quinhentos e quarenta e seis reais e dezoito centavos). Nesse valor estão inclusos a divida de curto prazo: 5.463.002,93 (cinco milhões quatrocentos e sessenta e três mil dois reaise noventa e três centavos); a dívida a longo prazo: 5.181.543,18 (cinco milhões cento e oitenta e um mil quinhentos e quarenta e três reais e vinte e cinco centavos);
De todos os valores apresentados os restos a pagar em curto prazo são as maiores preocupações da atual administração, em virtude do saldo encontrado em caixa ser de apenas: 1.911.004,16 (um milhão novecentos e onze quatro reais e dezesseis centavos). Desse total 1.822.333,38 (um milhão oitocentos e vinte e dois mil trezentos e trinta e três reais e trinta e oito centavos) em contas vinculadas direcionadas a convênios e programas específicos; e somente a quantia de 88.670,78 (oitenta e oito mil seiscentos e setenta reais e setenta e oito centavos) em contas disponíveis e ainda assim divididos em 74.791,29 (setenta e quatro mil setecentos e noventa e um reais e vinte nove centavos) na conta do FUNDEB e 13.879,49 (treze mil oitocentos e setenta e nove reais e quarenta e nove centavos) nas demais contas da prefeitura.
“São muitas as dificuldades da nova gestão com a situação financeira da Prefeitura, mas temos trabalhado com muita segurança para sanar os problemas e efetuar a gestão que sempre sonhamos para o município de Jauru.”-diz a atual prefeita. Diferente do prefeito anterior, Pedro Ferreira, que além de ficar 8 anos na prefeitura de Jauru, foi presidente, por um mandado de 2 anos, da AMM(Associação Mato-grossense dos Municípios) e, ainda assim, deixou Jauru em situação lastimável em termos financeiros e patrimoniais.”É triste acreditar que um filho da terra (de Lucialva) não pense em seus irmãos, munícipes que contribuem e fazem o município se desenvolver, e administrou por dois mandatos eleitos pelo povo, sem o comprometimento de pelo menos obedecer a Lei de Responsabilidade Fiscal, considerando toda a arrecadação obtida durante os 8 anos.”-conclui afirmando que seu governo tem agora um grande desafio pela frente. Inicialmente será elaborado um cronograma de pagamento dos funcionários, juntamente com os encargos sociais (RPPS e INSS) que em breve será decretado pela administração; e depois os restos a pagar dos fornecedores, conforme a disponibilidade orçamentária do município. Dessa forma, logo o município estará em condições de realizar os investimentos programados pela atual gestão,melhorando a situação financeira e de arrecadação e transformando Jauru em um lugar melhor para se viver.