Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
1º DE JANEIRO -Disputa à presidência da Câmara de Cáceres será acirrada
Por Sinézio Alcântara/Expressão Notícias
09/10/2024 - 17:09

Vereador Manga Rosa (PSB) e Vereador Flávio Negação (MDB) — Foto: reprodução

Vereadores aliados ao empresário Francis Maris Cruz (PL) e ao Dr. Sérgio Arruda (PP), candidatos derrotados nas eleições municipais, vão disputar com o grupo da prefeita reeleita, Eliene Liberato Dias (PSB) a sucessão do vereador Luiz Landim, na presidência da Câmara Municipal, em Cáceres.

 

A eleição do novo presidente do legislativo tende a ser uma das mais acirradas dos último tempos. São nove vereadores "da oposição", dos quais cinco são ligados ao Dr. Sérgio e quatro a Francis –, com a proposta de eleger a nova Mesa Diretora para quebrar e hegemonia do grupo que já preside o parlamento há vários anos.

Dos 9 vereadores ligados a Francis e Sérgio Arruda- Flávio Negação (MDB), Pastor Júnior (PL), Jerônimo Gonçalves (PL) e Elis Enfermeira (PL), além de Marcos Ribeiro (PSD), Jorge Augusto (PSD), Pastorello (PT), Magali (PP) e Pacheco (PP) três são candidatos: Negação, Pastor Júnior e Marcos Ribeiro.

Embora, em menor número, pelo grupo da situação, o candidato que enfrentará a oposição terá que vencer primeiro, a disputa interna. Dos 6 vereadores Manga Rosa (PSB), prof. Domingos (PSB), Valdeníria Ferreira (PSB), Franco Valério (PSB), Rubens Macedo (UB) e Isaias Bezerra (Republicanos), apenas o último afirma não ser candidato.

 

A escolha do candidato aliado ao ex-prefeito Francis e ao Dr. Sérgio Arruda tende a ser menos complicada. Isso, em razão de, a maioria ser novatos, como Magali, Jorge Augusto e Elis Enfermeira, restando os reeleitos Negação, Marcos Ribeiro e Pastor Júnior. Negação e Marquinhos, inclusive, já confirmaram candidatura.

 

Com vários veteranos na política cacerense, inclusive, dois ex-presidentes da Câmara – Rubens Macedo e Professor Domingos – o grupo de aliados da prefeita Eliene Liberato, terá que ter maturidade e habilidade política para administrar ego e escolher o candidato.

 

A informação é de que um dos principais cotados da administração é o vereador Manga Rosa. Contudo, outros como a vereadora Valdeníria e os vereadores Rubens Macedo, Franco Valério e prof. Domingos – que inclusive, já foi secretário municipal-  próximos da prefeita, também reúnem condições de eleger e administrar a Casa.

 

Oficialmente, a eleição da Mesa Diretora, ocorre no dia 1ª de janeiro, em sessão especial, antes da posse da prefeita e o vice-prefeito eleitos. No entanto, as articulações ocorrem dias que antecedem o evento. E, embora, sejam poderes independentes, geralmente, há interferência do executivo na escolha. A nova Mesa Diretora, tem mandato de dois anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Carregando comentarios...