Uma turista italiana, que não teve o nome revelado, foi atacada por um búfalo, na região do Porto Jofre, no Pantanal, em Poconé (104 km de Cuiabá), nesta segunda-feira (21). A vítima teve laceração na perna e foi socorrida por militares do Corpo de Bombeiros que levaram a turista para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) da cidade para receber atendimento médico.
A turista estava acompanhada do marido e de outras pessoas, tirando fotos nas proximidades da pousada onde estavam hospedados, quando ocorreu o ataque. Os bombeiros estavam na região quando receberam o chamado de emergência dos funcionários da pousada. A mulher tinha um grande ferimento na coxa direita e estava perdendo muito sangue.
Foi feito o transporte da vítima em um helicóptero do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), até Poconé.
Ao chegar, a vítima foi recebida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que a encaminhou para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber os cuidados médicos necessários.
O tenente-coronel Rafael Marcondes ressaltou que é importante que aqueles que estão conhecendo e fazendo turismo na região sigam as instruções dos guias e as orientações de moradores locais.
"Os cuidados devem ser tomados não apenas em relação aos búfalos, mas também a outros animais selvagens que habitam a área. O mais importante é respeitar o habitat e o espaço desses animais que estão em seu habitat natural”, falou o tenente-coronel.