Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Pastorello se posiciona contra o fechamento da Escola União e Força
Por Assessoria
16/10/2024 - 17:39

Foto: reprodução

Relembrando uma batalha já travada em fevereiro de 2020, quando o governador Mauro Mendes havia determinado o redimensionamento da Escola Estadual União e Força, o vereador Cézare Pastorello (PT), que também é pai de alunos da unidade, manifestou sua indignação, refletindo o sentimento de alunos, pais e da sociedade em geral.

"O governador Mauro Mendes, mais uma vez, mente para a sociedade cacerense. Antes das eleições, houve rumores sobre a desativação da escola. Em reunião com pais, técnicos e representantes da Loja Maçônica União e Força, chegou-se até a um acordo sobre a renovação do aluguel. No entanto, menos de uma semana após as eleições, ao investigarmos um novo boato sobre o fechamento, encontramos um documento no qual Mauro Mendes decreta o fechamento ou transferência de nada menos que 20 escolas estaduais em Mato Grosso. Isso é um ataque violento à educação, especialmente em Cáceres, onde a Escola Estadual União e Força sempre foi uma referência e há filas para matrículas. A sociedade não pode aceitar essa injustiça!", protestou o vereador.

Os pais, assim como o vereador, não acreditaram na nova notícia sobre o fechamento, visto que, no grupo de pais da escola, a última informação disponível era de que as matrículas estavam abertas até o dia 25 de outubro, para rematrículas. Nenhuma comunicação oficial foi feita, tampouco houve convocação para reunião informativa com os pais.

Entretanto, um documento obtido pelo parlamentar revela uma lista de 20 escolas que serão fechadas ou transferidas para os municípios. O documento é datado de 11 de outubro de 2024 e, curiosamente, não havia circulado entre os grupos escolares.

"Não vamos aceitar o fechamento de uma das escolas mais tradicionais de Cáceres. O povo cacerense não aceita. Essa é uma escola de referência, com alunos selecionados para diversos projetos, como o Jovem Senador. É a escola estadual que mais aprova alunos para o ensino médio no IFMT e na UNEMAT, formando grande parte da nossa sociedade. Não há justificativa para alegar falta de demanda, pois sempre há filas para as matrículas. Mauro Mendes está praticando uma maldade contra o povo de Cáceres. Haverá reação da sociedade!", desabafou Pastorello.

O Grêmio Estudantil já elaborou um abaixo-assinado, que pode ser assinado online, aqui:
https://www.peticao.online/oposicao_ao_fechamento_da_ee_uniao_e_forca#form

O documento, que determina a desativação da escola sem maiores explicações, pode ser lido aqui:
https://www.jornaloeste.com.br/uploads/PROCESSO-REDIMENSIONAMENTO-2024.2025-11-ATUALIZACAO-FINAL.pdf

Carregando comentarios...