As eleições da OAB/MT 2024, que definirão os próximos presidentes da Seccional (OAB/MT) e das 29 Subseções do interior do Estado para o triênio 2025-2027, têm movimentado os bastidores em Mato Grosso, despertando atenção não apenas entre juristas, mas também em toda a sociedade.
Na próxima segunda-feira (18/11), mais de 14 mil advogados exercerão seu direito ao voto para escolher os novos diretores da Ordem. Em Cáceres, pela primeira vez em quase uma década e após três eleições consecutivas com chapa única, haverá disputa pela presidência da 3ª Subseção. A atual presidente, Cibele Simões, enfrenta dificuldades em seu projeto de reeleição, desafiada por Maikon Oliveira, ex-Procurador Geral do Município. Ele lidera uma chapa que vem crescendo exponencialmente, tendo como vice Ana Paula Dalmas, e apresenta um projeto sólido de renovação.
Já para a presidência estadual da OAB, Gisela Cardoso busca a reeleição com amplo apoio, especialmente de presidentes de Subseções do interior, reconhecida pelo trabalho que valorizou a advocacia em todo o Estado. Gisela tem como vice o professor Dr. Giovane Santin, atual presidente da ESA (Escola Superior da Advocacia), que trouxe a Pós-Graduação em Direito do Agronegócio para Cáceres, contribuindo para a qualificação da advocacia local. Ambos também apoiam a candidatura de Maikon Oliveira e Ana Paula em Cáceres.
Pesquisas divulgadas pela imprensa estadual indicam uma disputa equilibrada tanto no pleito local quanto no estadual. Em Cáceres, aproximadamente 360 advogados votarão nesta segunda-feira, a disputa promete ser acirrada. Maikon, que lidera a Chapa 47, conta com o apoio da presidente estadual Gisela Cardoso, dos ex-presidentes da OAB Cáceres Dr. Ricardo Quidá e Dr. Eduardo Sortica, além de professores e jovens advogados. Por outro lado, Cibele tem como principal apoiador o ex-presidente Fábio Sá.
Na Chapa 1, que concorre à presidência da OAB/MT, Gisela Cardoso inclui como candidatos ao Conselho Seccional por Cáceres os advogados Dr. Alexandre Quidá e Dr. Hamilton Lobo. Além disso, prevê a participação de um professor advogado na Diretoria da ESA, caso reeleita, reforçando o compromisso com o ensino jurídico em Cáceres, que conta com dois cursos de Direito e forma dezenas de bacharéis anualmente.
Outro marco importante nesta eleição, que coincide com os 90 anos da OAB/MT, é a adoção do formato online pela primeira vez. Essa inovação representa um avanço significativo, trazendo modernização, inclusão e democratização ao processo eleitoral. Advogados, especialmente do interior, que antes precisavam percorrer longas distâncias até a sede da Subseção, agora poderão votar de forma ágil e segura por meio de certificado digital, login e senha.