Cuiabá e Santo Antônio de Leverger (33 km de Cuiabá) foram as cidades de Mato Grosso que registraram temperaturas máximas acima de 43º C em 2024, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O estado também teve uma cidade entre as dez com acumulados mensais de chuvas excepcionais registradas no Brasil durante 2024.
A capital mato-grossense registrou 44,1°C no dia 6 de outubro. Já em Santo Antônio de Leverger, a máxima bateu 43,0°C também no dia 6 de outubro.
O Inmet também divulgou na semana passada que 2024 foi ano mais quente dos últimos 64 anos. O instituto verificou uma tendência de aumento estatisticamente significativo das temperaturas ao longo dos anos, que pode estar associada à mudança no clima em decorrência da elevação da temperatura global e mudanças ambientais locais.
A temperatura média global passou de 1,5°C dos níveis pré-industriais (1850-1900). Esse aumento está diretamente ligado à queima de combustíveis fósseis, principal responsável pelo aquecimento global e pela intensificação de eventos climáticos extremos.
Água Boa (636 km de Cuiabá) está entre as dez cidades com maiores acumulados mensais de chuvas excepcionais registradas país no ano passado.