Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
TERCEIRO SETOR - Instituto INCA completa 20 anos com milhares de atendimentos gratuitos em MT
Por Por Beatriz Saturnino – Da Assessoria de Imprensa
16/01/2025 - 18:59

Foto: divulgação


Por duas décadas o Instituto sem fins lucrativos impactou mais de 100 mil pessoas com ações gratuitas, em 70 municípios, com 92 projetos

 

O social e o coletivo são as engrenagens responsáveis para a execução de projetos pelo Instituto INCA- Inclusão, Cidadania e Ação no Terceiro Setor, que há 20 anos começou sacudindo Cuiabá, revelando talentos, gerando emprego, renda, lazer e entretenimento a partir da sétima arte, com o Festival de Cinema e Vídeo. No dia 17 de janeiro, a organização sem fins lucrativos completa duas décadas, impactando Mato Grosso com mais de R$ 30 milhões de recursos investidos em 92 projetos sociais de todas as áreas, que geraram mais de 800 empregos diretos por meio de cursos, palestras, oficinas, rodeios e o Festival de Cinema, a mais de 100 mil pessoas, com ações gratuitas em 70 municípios.

Transformou a vida de pessoas de todas as idades, autistas e com Deficiência (PCD), em situação de vulnerabilidade social, nas áreas da Cultura, Educação, Esporte, Assistencialismo, Saúde, Meio Ambiente e Direitos Humanos, consolidando-se como uma entidade de referência em Empreendedorismo Social.

E hoje a maior arte está nos mais de 100 projetos realizados e em desenvolvimento, contabilizando as sete edições do Festival de Cinema, com técnicas de gestão, inovação e criatividade. Somente em 2024, o INCA seguiu ampliando suas ações com 31 projetos.

TRAJETÓRIA

Gerado em 2005, inicialmente como Instituto Cultural América (INCA), com o propósito de criar o Cinemato, o Instituto cresceu de forma significativa, expandindo sua atuação, voltada para transformar o audiovisual e o cinema mato-grossense, a outras áreas, além da Cultura, e conseguiu.

Esse crescimento culminou na transformação de sua identidade, refletida no nome que hoje carrega: Inclusão, Cidadania e Ação, alinhado ao interesse coletivo, conquistando uma gestão de excelência que garante o controle de custos, prazos, qualidade, eficiência e sucesso nas ações, aliadas a parcerias estratégicas. A equipe é formada por 19 pessoas, entre a Presidência, Conselho Fiscal, Administrativo Financeiro, coordenadores executores de projetos, projetistas, assistentes sociais, estagiário e a Comunicação formada por jornalista e social mídia.

O ALCANCE

Dos 141 municípios, 70 foram atendidos, além de Distritos, que resultou no alcance de mais de 100 mil pessoas, em diversos bairros, entre escolas, praças, Centros Comunitários, Câmaras Municipais, envolvendo, principalmente, o Vale do Rio Cuiabá e a região de Cáceres, Oeste de Mato Grosso: com patrocínios de Governos Federal e Estadual, via Ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, do Esporte, da Cidadania, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, por meio das Secretarias de Políticas para Mulheres, Municipal e de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, de Estado de Desenvolvimento Econômico, de Assistência Social e Cidadania e de Segurança Pública, com apoio da Assembleia Legislativa e parcerias não governamentais e privadas.

“Ao longo de sua história, o Instituto INCA demonstrou comprometimento, transparência e eficiência, sendo reconhecido por seus beneficiários e pela sociedade como um todo. Sua trajetória é marcada pela busca constante por melhorias e pela capacidade de adaptação às demandas da comunidade. Hoje, celebrando duas décadas de atuação, o Instituto reafirma seu compromisso em fazer a diferença na vida de milhares de pessoas, contribuindo para um futuro mais justo e inclusivo”, frisa Cybele Bussiki, a produtora cultural e social que está como presidente da instituição.

Durante os 20 anos, três pessoas presidiram a Instituição. Começou com o cineasta e produtor cultural, Luiz Borges, e teve a produtora cultural Keiko Okamura, além de Cybele.

PROJETOS DESTAQUES

Além do “Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, o Cinemato”, de 2005 a 2012, 2014 e 2023 e o “Cineclube Cidadão”; na Cultura, destacam-se “Quintais da Cultura Popular Cuiabana”, em uma imersão em 10 quintais para diagnosticar e inventariar esses espaços.

Também as cinco edições da tradicional “Festa do Peão Pantaneiro de Agrovila das Palmeiras” que marca a cultura pantaneira, atraindo milhares de famílias da Baixada Cuiabana;  

Ainda, o “Caminhos de Sant’Ana” com a “Romaria”, um extenso projeto de pesquisa, resgate histórico, religioso, com a implantação de uma trilha ecoturística entre as unidades de conservação ambiental das Cabeceiras do Rio Cuiabá e Chapada dos Guimarães; em parceria de longa data, o “Quintal da Domingas” e o apoteótico espetáculo “Bença Vó”, revelando o pulsar da alma ribeirinha de Dona Domingas e toda a sua ancestralidade.

Teve “Integrar Oportunidades” que destacou 20 artistas que doam seu tempo com diferentes causas sociais.

Na Educação, mais de 30 mil alunos da rede pública de ensino foram impactados com a mensagem de conscientização e combate às drogas, com o “Gênesis Rap nas Escolas”; o “Autismo para Educadores” capacitou quase mil educadores da primeira infância a identificar sinais e sintomas precoces do Transtorno Espectro Autista, em 20 municípios.

O “Batuca MT” e o “Anjos da Lata” impactaram centenas de crianças da Baixada Cuiabana, em escolas e bairros, com a formação musical e ambiental, a partir do lixo reciclável;

No Assistencialismo e Direitos Humanos tem as três edições do “Aprenda e Empreenda: Empoderamento Feminino e Autonomia Econômica da Mulher”, que contribuiu para a capacitação com cursos e palestras sobre empreendedorismo para geração de renda.

Além das três edições do “Compartilhando Solidariedade”, que vieram para melhorar a vida de idosos e pacientes em tratamento do câncer com o objetivo de auxiliar na doação e distribuição de equipamentos de mobilidade, como Cadeiras de Rodas, Muletas Canadenses, Muletas Axilar e Cadeiras de Banho a centenas de pessoas em diversos municípios, assim como o “Vida em Rodas”.

No Esporte, o nome já diz: “Esporte para Todos” e “Vidas Desportivas”, com aula esportiva inclusiva em várias cidades, com atividades como futsal, natação e esportes para pessoas com deficiência e autismo. Também o projeto social “Kung Fu Wushu”, que conquistou centenas de medalhas em competições estaduais, nacionais e internacionais, envolvendo PCDs, idosos e autista.

Sendo assim, são 20 anos de construção reafirmando a marca de Inclusão, Cidadania e Ação. E é com esses valores que o Instituto INCA quer conduzir as ações. Confira todos os projetos no site www.institutoinca.com.br e no Instagram @institutoincamt.

Carregando comentarios...