A Prefeitura de Cáceres intensifica as ações contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue. A chegada do período chuvoso, somada ao aumento de casos suspeitos, acendeu um alerta para a necessidade de medidas emergenciais no combate à doença. O mosquito também é o responsável pela chikungunya e o zika, doenças infecciosas, chamadas de arboviroses.
Segundo o secretário de Saúde, Cláudio Donatoni, a grande maioria dos focos do mosquito estão em depósitos móveis, como baldes, bebedouros de animais e vasos de plantas, além de resíduos como recipientes plásticos, latas e entulhos. Reservatórios de água baixos também figuram entre os principais criadouros. "Esses dados reforçam a importância da conscientização e do engajamento da população na eliminação desses potenciais criadouros", destacou Donatoni.
Na manhã desta sexta-feira (17), o vice-prefeito Luiz Landim liderou uma reunião com representantes de órgãos públicos e instituições locais para planejar um mutirão de limpeza, que abrangerá imóveis públicos e particulares em toda a cidade. "A maior parte dos criadouros está em residências, principalmente em objetos e recipientes que acumulam água parada. Diante do aumento de casos suspeitos, precisamos agir rápido e com eficiência para eliminar esses focos", enfatizou Landim.
Josué Alcântara, técnico em Vigilância e Saúde, explicou que os agentes de combate a endemias intensificam as ações de bloqueio, em áreas com maior probabilidade de focos do mosquito. "O mutirão será essencial para a coleta de lixo que serve de criadouro, priorizando os bairros com os maiores índices de infestação", detalhou Alcântara.
A Prefeitura reforça que o sucesso no enfrentamento da Dengue depende do engajamento de toda a comunidade. É fundamental que os moradores eliminem possíveis criadouros em suas residências e participem ativamente das ações promovidas.
"Estamos em um momento crítico. O Brasil enfrenta um cenário preocupante, e somente com a colaboração de todos conseguiremos reverter essa situação e proteger a saúde da nossa população", ressaltou o secretário de Assuntos Estratégicos, Jeremias Pereira Leite.
O mutirão, que será organizado em parceria com diversas instituições, é mais um esforço conjunto da gestão municipal para combater a Dengue e preservar o bem-estar dos cacerenses.