Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Rejeição ao PT em MT amplia dever de vereadores eleitos, diz Pastorello
Por Gabriel Rodrigues e Jacques Gosch
24/01/2025 - 13:59

Foto: Annie Souza

O vereador Cézare Pastorello (PT), de Cáceres (a 218 km de Cuiabá), reconheceu o enfraquecimento de seu partido e das siglas de esquerda no estado de Mato Grosso.  Neste sentido,  sinalizou que os poucos eleitos possuem uma responsabilidade maior ainda na resistência e proposição de políticas públicas em benefício da população.

Ele valorizou o fato de ser 1 dos 20 vereadores eleitos pelo PT  nas eleições municipais de 2024. O partido também não elegeu nenhum prefeito entre os 142 municípios.

Pastorello  citou que a sigla deve olhar internamente e compreender o que deu errado e o que tem "enfraquecido" o grupo e não ficar apenas focada em um luta entre "esquerda x direita". Aliás, apontou também a falta de eleitos por siglas aliadas, como PCdoB e PSOL. 

Ao fazer uma autoanálise da esquerda, argumentou quanto a necessidade de uma luta ferrenha por espaço nas mais diversas camadas da sociedade, além de retornar às bases, tentando atrair o movimento popular - classe trabalhadora e mais humilde: "Esse é o grande defeito que eu vejo da esquerda, de ter se colocado muito numa questão de contraponto e menos estruturante".

"Nós precisamos conquistar espaço. Não se trata, então, de fazer tão somente enfrentamento. Isso é necessário, resistência. Mas nós temos que fazer conquista de espaço. Conquistar aquelas pessoas comuns que hoje, infelizmente, caem no discurso da extrema-direita, da direita, de uma direita mais radical. Então não é uma contraposição à direita. Você tem que fazer a conquista de espaço na base", defendeu.Atualmente, a sigla possui dois  deputados estaduais na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Porém, também não tem representantes de Mato Grosso na Câmara dos Deputados e Senado Federal.

 

 

Carregando comentarios...