A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria de Educação, está se preparando para o início do ano letivo de 2025, marcado para o próximo dia 03 de fevereiro. Excepcionalmente, a Escola Municipal de Educação Infantil “Buscando o Saber” iniciará suas atividades no dia 05 de fevereiro.
Ao todo, são 42 unidades escolares, sendo 29 localizadas no perímetro urbano e 13 escolas do campo, na zona rural. Para receber adequadamente alunos e profissionais da educação, as escolas estão passando por um processo de limpeza e realização de pequenos reparos estruturais coordenados pela Secretaria Municipal de Educação (SME).
De acordo com o coordenador de Infraestrutura Escolar, Orisvaldo José da Silva, foi elaborado um cronograma específico para a execução dos serviços de limpeza e manutenção das escolas municipais.
A SME informou ainda que os professores retornam de férias na sexta-feira, dia 24 de janeiro, e já estão envolvidos na elaboração do planejamento pedagógico para o novo ano letivo.
O secretário de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, destacou que, além da limpeza das unidades de ensino, os ônibus escolares estão passando por inspeções e revisões. Além disso, a equipe do armazém de alimentação está organizando a entrega de alimentos não perecíveis para abastecer as escolas.
“Estamos trabalhando para bem receber a comunidade escolar e oferecer um aprendizado com mais conforto para os nossos alunos. Este ano, todas as salas de aula estão climatizadas. É a primeira vez na história da educação de Cáceres que um ano letivo se inicia com escolas totalmente climatizadas”, comemorou Piovesan.
A prefeita Eliene Liberato reforçou o compromisso da gestão com a educação e a melhoria da infraestrutura escolar.
“Sabemos da importância de um ambiente acolhedor e bem cuidado para o aprendizado das nossas crianças e jovens. Estamos empenhados em garantir nossas unidades escolares estejam preparadas para receber os alunos e os profissionais da educação. Além disso, a climatização das salas de aula representa um avanço significativo na qualidade do ensino, proporcionando mais conforto e melhores condições de aprendizado para todos. Este é mais um passo no caminho da educação que transforma vidas e constrói o futuro de Cáceres”, destacou a prefeita.