Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeitura de Cáceres recebe técnicos do TCE para inspeção da frota do transporte escolar
Por Esdras Crepaldi com Assessoria TCE
17/03/2025 - 21:05

Foto: Ronivon Barros

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) iniciou, nesta segunda-feira (17), em Cáceres, a Operação Transporte Escolar Seguro , com o objetivo de fiscalizar a qualidade do serviço de transporte escolar em 12 municípios do estado.

A ação envolve a inspeção dos veículos e a verificação da regularidade dos condutores. O presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, ressaltou a importância da operação para corrigir eventuais irregularidades e garantir que o transporte escolar esteja dentro dos padrões exigidos.

"Nossa prioridade é a segurança das crianças e jovens que dependem desse serviço diariamente. O transporte escolar é essencial para garantir o acesso à educação, especialmente em áreas rurais e periféricas, onde a distância até as escolas pode ser um grande desafio. Garantir um serviço de qualidade promove inclusão e igualdade de oportunidades", afirmou.

Além de Cáceres, a operação ocorrerá nos municípios de Chapada dos Guimarães, Comodoro, Confresa, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Pedra Preta, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Santo Antônio de Leverger e Sinop.

Com previsão de duração de duas semanas, a fiscalização deve funcionar pelo menos 300 veículos até dia 28 de março . As Fiscalizações Ordenadas do TCE-MT são ações estratégicas realizadas simultaneamente em diversas localidades, garantindo a correta execução de políticas públicas e permitindo a adoção de medidas corretivas quando necessário.

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias , elogiou a iniciativa do Tribunal de Contas e destacou que o município realiza inspeções regulares na frota antes do início do ano letivo. Ela contou que Cáceres tem 70 ônibus escolares ativos para atender 69 rotas diferentes todos os dias.

“Nossos ônibus passam por uma vistoria criteriosa, com trocas de pneus, óleo e filtros sempre que necessário. Além disso, realizamos revisões elétricas e mecânicas para garantir que todos os veículos estejam em perfeitas condições de uso”, explicou a prefeita.

O secretário municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan , reforçou a relevância da fiscalização, considerando que aproximadamente dois mil alunos dependem do transporte escolar em Cáceres.

"Diariamente, esses ônibus percorrem cerca de 10 mil quilômetros , transportando crianças que precisam desse serviço para ter acesso à educação. Por isso, é fundamental que os veículos estejam em condições ideais, minimizando riscos de falhas mecânicas e garantindo uma deslocação segura e eficiente. Essa sempre foi uma determinação da prefeita Eliene Liberato", enfatizou.

Carregando comentarios...