A Câmara de Cáceres promove nova audiência pública para debater a possibilidade de reativação do Centro de Pesquisa e Transferência de Tecnologia em Cáceres. O evento ocorre no próximo dia 4 de abril, às 13h, na sede do Poder Legislativo, no Centro Histórico da cidade. Toda população está convidada para o debate.
A audiência foi provocada pelo presidente da Câmara, Flávio Negação, e o sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa de Mato Grosso (Sinterp-MT).
De acordo com o presidente do Sindicato, Gilmar Brunetto, o Centro de Pesquisa está abandonado, prejudicando agricultores e a população em geral de Cáceres e região. Ele defende que o espaço seja compartilhado entre a Empaer, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e as universidades Estadual e Federal de Mato Grosso, Unemat e UFMT, respectivamente.
Detalha que essa sinergia entre as instituições, bem como os devidos investimentos estatais, irão tornar o Centro uma referência estadual em transferência tecnologia em pesquisas que envolvam o desenvolvimento e aprimoramento de diferentes mudas, a exemplo da mandioca, da banana, e capineira BRS Capiaçu e Canará.
Jackson da Silva, engenheiro agrônomo da Empaer, acrescenta que o Centro é fundamental para o desenvolvimento econômico de Cáceres, especialmente dos pequenos e médios agricultores e da agricultura familiar.
Destaca que o trabalho do Centro contribuiu para a plantação de mais de 300 mil mudas de banana do tipo Brs anã em Cáceres e região, com produção de aproximadamente 4 mil toneladas e receita de cerca de R$ 20 milhões por ano.
A audiência pública que pede a reativação do Centro de Pesquisa e Transferência de Tecnologia da Empaer em Cáceres - MT terá sua transmissão ao vivo pelo canal oficial da Câmara de Cáceres no Youtube. Para acompanhar online basta acessar: https://www.youtube.com/c/C%C3%A2maraMunicipaldeC%C3%A1ceres
1ª AUDIÊNCIA
Em julho do ano passado, a Câmara, por meio da vereadora Valdeníria Dutra, promoveu a primeira audiência sobre o assunto, que contou com a participação de diversos parlamentares e políticos da região.
Na oportunidade, os presentes discutiram a revogação da desativação do Centro, sua manutenção e ampliação, novas parcerias e maior orçamento para o desenvolvimento de pesquisa e extensão em Cáceres e região.