O Exército Brasileiro iniciou, ontem segunda-feira (24), a Operação Água Jauru I, com o objetivo de intensificar o combate aos crimes transfronteiriços e ambientais no estado de Mato Grosso. A ação visa reforçar a segurança e coibir ilícitos como tráfico de drogas, contrabando, garimpo ilegal e outros delitos que afetam a região de fronteira.
A operação conta com a participação e o apoio de diversos órgãos de segurança pública e fiscalização, incluindo a Policia Federal, Policia Rodoviária Federal, Receita Federal, Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Delegacia Especializada de Repressão a Crimes de Fronteira (Defron), Policia Militar do Estado de Mato Grosso, Policia Judiciária Civil e Corpo de Bombeiros Militar, além da Marinha do Brasil.
As forças envolvidas atuarão de forma integrada para intensificar a presenças do Estado na região, promovendo ações coordenadas e estratégias para o enfrentamento das atividades criminosas. No total, a operação conta com o emprego de 328 agentes e militares, distribuídos em diversas frentes de atuação para garantir a eficácia das ações.