Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Projeto Navio: Prefeitura de Cáceres e Marinha do Brasil renovam parceria para levar saúde gratuita à população
Por Esdras Crepaldi
25/03/2025 - 14:45

Foto: assessoria

A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e a Marinha do Brasil, através da Agência Fluvial, reforçaram sua parceria para oferecer atendimento médico, odontológico e de lazer à população cacerense e ribeirinha. Exames laboratoriais também foram realizados.

A ação integrou o Projeto Navio, que visa contemplar comunidades da região central de Cáceres (na Agência Fluvial), na praia da Carne Seca, e nas comunidades ribeirinhas Santo Antônio das Lendas e Barranco vermelho.  A ação busca não apenas oferecer serviços de saúde, mas também monitorar as condições de vida dessas populações e os impactos das mudanças climáticas na saúde pública.

O projeto Navio é coordenado pela Fundação Osvaldo Cruz,  que leva Saúde e Lazer no Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiliano. Realizado nos dias 23 e 24 de março no Cais da Praça Barão. O evento tem continuidade no dia 25, onde  o navio estará ancorado na praia da Carne Seca e nos dias  27 e 28 o atendimento será na comunidade ribeirinha Santo Antônio das Lendas.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Cláudio Henrique Donatoni, a prefeitura contribuiu com a doação de medicamentos e insumos, além de disponibilizar profissionais de saúde para auxiliar nos atendimentos médicos, de enfermagem, odontológicos e na aplicação de vacinas prioritárias.

"Todos os serviços foram oferecidos gratuitamente. Os pacientes passaram por procedimentos como restaurações dentárias e, quando necessário, já saíram com os medicamentos prescritos em mãos", destacou Donatoni, enfatizando a eficiência e o impacto positivo da iniciativa.

Para a prefeita Eliene Liberato Dias. a parceria entre a Prefeitura e a Marinha consolida um trabalho contínuo em prol da saúde preventiva e comunitária, garantindo acesso a serviços essenciais, especialmente para populações de áreas mais isoladas. “Além da participação da secretaria municipal de Saúde, também participamos doando 100 filtros de barro para as comunidades ribeirinhas, pela Assistência Social da prefeitura”, conclui Eliene.

Carregando comentarios...