Mato Grosso se mantém como uma potência nacional na produção e exportação de carne bovina. Entre janeiro e março de 2025, o estado embarcou 137 mil toneladas do produto, que representaram 80% do volume de proteínas animais exportadas e geraram US$ 654,7 milhões em receita — 90,7% do faturamento total do setor no período.
Com maior rebanho do país, MT lidera exportações de carne bovina ao lado de SP. (Foto: Reprodução)
Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Secex/MDIC), compilados pelo Centro de Dados Econômicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
Com esse desempenho, Mato Grosso foi responsável por 20,5% de toda a carne bovina exportada pelo Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo (21,7%).
O estado conta com o maior rebanho do país, com 32,8 milhões de cabeças de gado, o que fortalece sua posição estratégica no agronegócio nacional e internacional.
No total, foram exportadas 170,7 mil toneladas de carnes bovina, suína e de aves no primeiro trimestre, alta de 8,58% em relação ao mesmo período de 2024. O faturamento total das vendas externas foi de US$ 721,7 milhões, um crescimento de 19,3% sobre os US$ 604,9 milhões registrados no ano passado.
Suínos e aves também avançam
Embora a carne bovina lidere com folga, os demais segmentos também cresceram. A carne suína teve alta de 32%, com 7,8 mil toneladas exportadas e receita de US$ 17,9 milhões, impulsionadas principalmente pela demanda da China, Hong Kong, Vietnã e Singapura.
As exportações de carne de aves chegaram a 25,2 mil toneladas, com faturamento de US$ 49 milhões, avanço sobre os US$ 40,6 milhões registrados no mesmo período de 2024. Arábia Saudita, China, Japão, Emirados Árabes Unidos e Jordânia figuram entre os principais destinos.
Avanço sanitário e promoção internacional
Em maio, o estado deve receber o certificado de zona livre de febre aftosa sem vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). A certificação é considerada um avanço histórico na área sanitária e poderá abrir portas para mercados mais exigentes, como Coreia do Sul e Japão.
O Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), tem atuado para promover a carne do estado em feiras internacionais, firmar parcerias com compradores estratégicos e ampliar a visibilidade do produto nos mercados globais.
A estratégia foca em atributos como qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade.