Com o intuito de desenvolver a economia nos sete municípios de fronteira com a Bolívia e atender os anseios da população e dos empresários, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) lança, na próxima quinta-feira (24), em Cáceres, uma agenda de ações que envolve a sociedade civil organizada, empresários e lideranças políticas. O trabalho faz parte das atividades do Programa Líder de Fronteira.
A agenda de ações abrange quatro principais eixos; agronegócios, turismo, indústria, comércio e serviços e a integração do Brasil-Bolívia. O encontro será sediado na Escola Técnica de Cáceres, que é uma das cidades que compõem a fronteira com a Bolívia.
Os demais municípios na transfronteiriços são Comodoro, Conquista D’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade. Estão contemplados pelo lado da Bolívia as cidades de San Ignácio de Velasco e San Matias.
A gerente da Regional Sudoeste do Sebrae em Cáceres, Cirlene Espicaski, destacou que a construção da agenda foi resultado de um levantamento das necessidades da região de fronteira. O objetivo foi identificar o potencial e os principais anseios de cada município participante e contribuir para impulsionar o desenvolvimento territorial.
“Sabemos que a nossa região elenca uma série de atributos para o crescimento e fortalecimento da economia em várias frente. Nosso foco é dar apoio e suporte aos pequenos negócios e aos empresários”, avaliou.
O evento contará com a presença de representantes do Consulado da Bolívia em Cáceres e de municípios bolivianos da região de fronteira, cuja participação é essencial para fortalecer os laços institucionais e garantir a representatividade boliviana nas articulações territoriais. Também estarão presentes no encontro representantes do grupo ‘La Frontera’, que atua na região de fronteira entre os estados do Paraná, Santa Catarina e a Argentina. Essa presença simboliza um passo importante para a construção de conexões futuras entre territórios de fronteira e o intercâmbio de experiências bem-sucedidas.
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT