Em entrevista concedida na noite desta terça-feira (10.06) ao Podcast “Assunta Aí”, do apresentador Pedro Miguel, o presidente da Câmara de Cáceres, Flávio Negação (MDB), fez um balanço das ações da casa legislativa, de janeiro até maio. Ele destaca o intenso debate de proposituras entre os parlamentares, as ações institucionais e projetos em prol da população cacerense, além de parcerias estratégicas com outras instituições.
Nos últimos cinco meses, tramitaram pela Casa Legislativa 609 proposituras, divididas em 440 indicações ao Poder Executivo, 137 requerimentos e 32 projetos de leis.
INDICAÇÕES
Entre as indicações, destacam-se os pedidos de pavimentação, patrolamento e limpeza em diversos bairros da cidade, além de indicações para a construção de creches, reformas de unidades de saúde e construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Também foi indicada a construção de um Hospital Municipal e uma variedade de ações para melhorias nas áreas de cultura, entretenimento, esporte e lazer.
PROJETO DE LEIS
Entre os 32 projetos de lei analisados e votados, alguns merecem destaque, como a aprovação de crédito adicional no valor de R$ 116 mil para a castração de cães e gatos em situação de rua, de autoria do Executivo, e a declaração de utilidade pública da Associação dos Produtores da comunidade rural Piraputanga (APROPIRA), de autoria da vereadora Elis Enfermeira (PL)). Também foi aprovado o projeto de lei de fomento à prática esportiva a pessoas com deficiência em Cáceres, de autoria do vereador Pastor Júnior, e o auxílio mensal de R$ 3.500 aos profissionais do Programa Mais Médicos, de autoria do Executivo. Outro ponto importante foi a aprovação do RGA (Reajuste Geral Anual) aos servidores do município.
REQUERIMENTOS
Até o momento já foram encaminhados mais de 130 requerimentos ao Executivo, com destaque para o requerimento aprovado na última sessão, que solicita documentos da obra da Praça da Feira.
Outro destaque importante são os requerimentos que questionam a falta de estrutura e os alvarás sanitários da rodoviária da cidade. O terminal rodoviário encontra-se em péssimo estado de funcionamento. Muitas dessas solicitações têm sido feitas pelo vereador Jerônimo Gonçalves (PL), cuja atuação foi elogiada pelo presidente da casa de leis.
AÇÕES
Entre as ações de destaque do Legislativo, Negação enfatizou durante a entrevista a participação crucial dos vereadores e vereadoras no movimento do Free Shop de Cáceres, que resultou na lei estadual assinada pelo governador, autorizando o funcionamento do empreendimento na cidade.
Na área da saúde, o presidente destacou o trabalho constante de fiscalização nas unidades de saúde, verificando questões como superlotação e falta de insumos. A mobilização dos vereadores resultou na vinda de autoridades estaduais para verificar a situação.
Ao final da entrevista, o presidente Flávio Negação fez um convite à população cacerense:
"Gostaria de convidar a todos para comparecer cada vez mais às sessões ordinárias. A Câmara trabalha muito para o bem do nosso município e está de portas abertas para todos. Qualquer reclamação, denúncia sobre problemas nos serviços públicos, o cidadão pode procurar a Câmara para manifestar seu relato. Estamos aqui para ouvir e buscar soluções para os problemas da nossa cidade", ressaltou.