Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeitura apresenta oficialmente o FIPe 2025, Simone Mendes abre e Ana Castela encerra o festival
Por Esdras Crepaldi
18/07/2025 - 09:21

Foto: divulgação

A Prefeitura de Cáceres realizou ontem (17),na Casa do Daveron,  sede da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura,  o lançamento oficial da 42ª edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe), o maior evento turístico de Mato Grosso e considerado o principal festival de pesca esportiva do país. A cerimônia reuniu autoridades, patrocinadores, representantes de instituições, convidados e veículos de imprensa para a divulgação da programação completa, incluindo a aguardada lista de atrações musicais.

O FIPe 2025 será realizado entre os dias 6 e 10 de agosto e promete atrair mais de 150 mil pessoas durante os seis dias de atividades. A programação inclui competições de pesca, eventos culturais, gastronomia, feiras temáticas e apresentações musicais gratuitas.

“A cidade se prepara mais uma vez para viver intensamente este grande momento. O rio Paraguai receberá os competidores da pesca esportiva, no estilo ‘pescou, soltou’, e as areias do Daveron se transformarão em arenas para esportes de praia. Já a Praça de Eventos da Sematur e a Barão  serão palcos para as feiras, apresentações culturais, comidas típicas e os shows que animam o público todas as noites”, afirmou a secretária municipal de Turismo e Cultura e coordenadora geral do festival, Alessandra Castilho.

Segundo Alessandra, as competições de pesca continuam sendo o coração do festival. “Embora todas as atividades tenham sua importância, as provas de pesca são a essência do FIPe. Foi a partir delas que tudo começou, ainda nos anos 1980, com nomes como Aderbal, Bertolino Michels, Adelino Pirangueiro (in memoriam) e Luizmar Faquini, que deram início ao antigo Festival do Peixe. Desde então, crescemos muito, sem perder nossa origem”, ressaltou.

As disputas incluem categorias adaptadas como a voltada para Pessoas com Deficiência (PCD), além das categorias sênior (para competidores acima dos 60 anos), infantil e juvenil. Já nas provas embarcadas, as modalidades contemplam caiaque, canoa a remo e pesca motorizada.

Durante o lançamento, a prefeita Eliene Liberato Dias celebrou o envolvimento da população no crescimento do FIPe. “Este festival é resultado do trabalho coletivo. A comunidade de Cáceres abraçou o FIPe e o tornou referência nacional. É um orgulho dizer que esse evento é da nossa cidade, do nosso estado, e representa todo o Brasil”, destacou.

Eliene também agradeceu o suporte dos governos federal e estadual, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, da Câmara de Vereadores de Cáceres e dos patrocinadores. “Nada disso seria possível sem o apoio de tantos parceiros. São eles, junto com a equipe da prefeitura, que tornam este grande evento realidade”, completou.

Na ocasião, também foi exibido o vídeo institucional do 42º FIPe, apresentando os detalhes da programação e a grade musical, que é uma das atrações mais aguardadas.

“A cada ano, os shows têm atraído um público maior. O melhor de tudo é que são apresentações abertas ao público, garantindo acesso gratuito à cultura e ao entretenimento de qualidade”, ressaltou a prefeita.

A programação de shows deste ano está bastante diversificada. A abertura, no dia 6 de agosto, será com apresentação gospel de Jefferson e Suellen, seguida pela estrela do sertanejo Simone Mendes. No dia 7, o público curtirá o carisma e talento de Gustavo Mioto e, em seguida, o animado Matheuzinho Sucessinho. Na sexta (8), a noite começa ao som de Kamisa 10, grupo sensação do pagode atual, e segue com João Neto e Frederico, ícones do sertanejo universitário. Já, sábado (9) terá rock nacional com RPM e muito forró com Os Barões da Pisadinha. Encerrando o festival, no domingo (10), Alecir e Alessandro sobem ao palco, e a grande estrela da noite será Ana Castela, a “boiadeira” que conquistou o país.

Carregando comentarios...