O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu no último dia 11 de julho uma importante homenagem na cidade de Sorriso (MT), conhecida como a Capital do Agronegócio Brasileiro. Durante um evento de entrega de máquinas e equipamentos, Fávaro foi agraciado com uma Moção de Aplausos e o título de Cidadão Sorrisense, concedidos pela Câmara Municipal. As honrarias reconhecem sua atuação destacada à frente da pasta e os relevantes serviços prestados à agricultura e pecuária estadual e nacionalmente.
Carlos Fávaro tem se consolidado como uma liderança ativa e democrática, com forte articulação política tanto no cenário nacional quanto internacional. Com o apoio do Governo Federal, apresentou pelo terceiro ano consecutivo o maior Plano Safra da história do Brasil, além de abrir 393 novos mercados e habilitar dezenas de plantas frigoríficas. O reflexo desse trabalho é visível, o país vai colher a maior safra de grãos de sua história, a previsão é que ultrapasse os 322 milhões de toneladas.
Mas o olhar do ministro não se limitou aos médios e grandes produtores. Preocupado com os desafios enfrentados pelos pequenos agricultores, ele destinou recursos e desenvolveu programas voltados para a agricultura familiar. Foram entregues máquinas, veículos e equipamentos a estados do país, com atenção especial a comunidades tradicionais.
Em Mato Grosso, sua base, uma das ações de destaque é o projeto Solo Vivo, voltado à recuperação da fertilidade do solo, ao aumento da produtividade e à sustentabilidade das famílias no campo. A iniciativa busca promover desenvolvimento rural com responsabilidade ambiental e permanência das famílias na zona rural com mais qualidade de vida.
Outra frente importante foi a criação da Rota da Banana, lançada em Cáceres, que abrange 24 municípios da região Oeste de Mato Grosso. O projeto fortalece cadeias produtivas ao integrar produtores, agroindústrias e o mercado consumidor.
Já o programa Piscicultura Mais Vida tem como foco o fortalecimento da aquicultura regional e a promoção da segurança alimentar de comunidades tradicionais. Por meio dele, quilombolas, ribeirinhos e indígenas cadastrados em programas sociais têm acesso gratuito a alevinos, com produção qualificada e estruturada.
Fávaro também lançou o Projeto de Energia Solar, que contempla dez municípios mato-grossenses — entre eles Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e Rosário Oeste. Em cada cidade, 12 pequenos produtores de assentamentos rurais receberão kits com placas solares e microinversores, com capacidade de gerar até 300 kW/mês por propriedade, promovendo sustentabilidade e economia de energia no campo.
Além disso, o ministro tem incentivado a atuação das mulheres no agronegócio, com destaque para o setor da farinheira. Suas ações e discursos reforçam a importância do protagonismo feminino no campo, valorizando a diversidade e a inclusão no setor rural.
Diante de tantas iniciativas, a homenagem recebida em Sorriso simboliza o reconhecimento, acima de ideologias partidárias, pelo impacto positivo de sua gestão. Em seu discurso, visivelmente emocionado, Carlos Fávaro relembrou sua trajetória no estado. “Quando cheguei aqui há 40 anos, o assentamento de Lucas do Rio Verde fazia limite com Sorriso. Hoje, tenho orgulho de dizer, de fato, que sou cidadão sorrisense. Agradeço à Câmara Municipal, aos vereadores, ao prefeito Alei Fernandes e o vice Acácio Ambrosini, com quem mantenho uma relação de respeito e parceria. Sorriso pode contar comigo. É uma honra receber o título da Capital do Agro Brasileiro. Me sinto em casa”, concluiu Fávaro.