Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Recuperadas, 10 araras voltam a voar livres em Cáceres
Por Jolismar Bruno/Primeira Página
15/07/2025 - 15:34

Foto: reprodução

As aves foram reintroduzidas na natureza por meio da chamada soltura branda, técnica que permite uma readaptação gradual ao ambiente natural

 

 

Dez  araras ganharam novamente a liberdade nesta semana em uma ação promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), no município de Cáceres, a 220 km de Cuiabá.

As aves foram reintroduzidas na natureza por meio da chamada soltura branda, técnica que permite uma readaptação gradual ao ambiente natural.

A ação ocorreu na fazenda Várzea Funda e o recinto onde as araras foram colocadas foi construído em parceria com a Sema.

A soltura branda é uma técnica que permite aos animais se adaptarem gradualmente ao ambiente natural, aumentando suas chances de sobrevivência e bem-estar.

“São animais que receberam tratamento médico-veterinário nas clínicas conveniadas com a Sema. Elas receberam alta clínica e agora elas receberem tratamento de alimentação e outros cuidados para depois serem soltas”, disse o coordenador de fauna e recursos pesqueiros da Sema, Eder Toledo.

Aves

As araras são aves símbolo da fauna brasileira e cumprem papel fundamental na dispersão de sementes, contribuindo para a manutenção da biodiversidade em biomas como o Pantanal, Cerrado e Amazônia.

No entanto, essas espécies sofrem com a captura ilegal, o tráfico de animais silvestres e a destruição do habitat natural, fatores que ainda ameaçam sua sobrevivência.

A maioria das araras devolvidas à natureza nesta ação havia sido resgatada de situações de cativeiro ilegal ou maus-tratos. Após o resgate, foram encaminhadas para tratamento, readaptação alimentar e fortalecimento físico, etapa indispensável para que possam buscar abrigo e alimento por conta própria.

A iniciativa faz parte de um esforço contínuo da Sema-MT para promover a reabilitação da fauna silvestre e a reconexão dos animais com seu habitat original.

A soltura em áreas previamente analisadas garante não apenas segurança para as araras, mas também reduz riscos de conflito com humanos ou de retorno à condição de vulnerabilidade.

 

 

 

Carregando comentarios...

Artigos

A metade de 100

14/07/2025 - 13:59