A atuação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM), em Cáceres, não se resume na defesa dos direitos e interesses dos filiados em negociações com o poder público e na luta por melhores condições de trabalho e qualidade de vida para os servidores. A entidade também atua na promoção de cursos de capacitação e desenvolvimento profissional.
Um dos exemplos é a parceria firmada pela diretoria da entidade com o Centro Universitário Cidade Verde (Unicv) instituições que investe no conhecimento dos servidores públicos municipais com nível superior e pós graduação através de diversos cursos.
“A parceria com a Unicv foi a forma que encontramos para oportunizar aos nossos filiados maior conhecimento e a elevação de nível, através de cursos de graduação e pós graduação, para prestar um serviço de excelência ao município e a comunidade cacerense”, explica o presidente do SSPM, Fábio Lourenço.
Nos últimos anos, de acordo com o presidente sindical, já foram graduados e prós graduados mais de 200 servidores, em diversos cursos, como por exemplo: Serviço Social, Pedagogia Geografia, História, Gestão Pública, Segurança Pública e Matemática. A oportunidade proporcionada aos servidores municipais, principalmente, os mais antigos, é reconhecida pela categoria.
“Eu já havia começado várias faculdades, mas nunca terminava. E, agora com o incentivo da diretoria do nosso sindicato já fiz um curso e estou graduado. Minha intenção e fazer pós-graduação. Vai elevar o meu nível, e consequentemente melhorar o meu salário” assinala o guarda patrimonial José Geraldo Gil. O servidor tem 62 anos, dos quais 15 dedicados à prefeitura.
Ligado a área de saúde, o servidor e conhecido desportista, Florentino Jorge, popular “Flô”, 61 anos, dos quais 37 funcionário da prefeitura, também reconhece a iniciativa do sindicato. “Não tenho dúvida. É uma oportunidade excelente para a elevação de nível e consequentemente a valorização do servidor. Já fiz graduação e vou fazer pós-graduação. Inclusive, recomendo aos meus colegas” diz Flô.
“É muito interessante (o curso) para quem não teve oportunidade de fazer antes como eu. Um apoio muito bom do sindicato que demonstra preocupação com a categoria” assinala Felizmino Evilásio Ardaia, 58 anos, a 32 servidor do município. Felizmino está graduado em Recursos Humanos.
Servidor há 29 anos, José Heleno, de 65 anos, também teve a oportunidade que esperava para maior valorização profissional. Guarda municipal, ele concluiu o curso na área de Recursos Humanos e reconhece sua importância. “É uma coisa muito interessante que devemos agradecer a prefeitura, mas principalmente, o sindicato pela luta em defesa dos filiados”.