A Prefeitura de Cáceres promove, nesta sexta-feira (18), a 7ª Conferência das Cidades. O evento será realizado a partir das 8h30, no auditório da Escola Técnica Estadual Professor Adriano Silva, com programação prevista até às 17h.
A conferência compõe a etapa municipal preparatória para as conferências estadual e nacional, reunindo representantes do poder público, movimentos sociais, conselhos, universidades, setor empresarial e a população em geral. O objetivo é discutir políticas públicas e propor soluções para os principais desafios urbanos enfrentados pelo município.
Nesta edição, os debates estarão centrados em três eixos temáticos, mobilidade urbana, habitação e regularização fundiária; planejamento territorial e sustentabilidade; e participação social. Ao longo do dia, serão elaboradas seis propostas prioritárias, que serão encaminhadas às próximas etapas da conferência, em nível estadual e federal.
Além disso, serão eleitos os delegados que representarão Cáceres na 6ª Conferência Nacional das Cidades, levando as ideias e reivindicações locais ao debate nacional sobre o desenvolvimento urbano.
“A nossa 7ª Conferência das Cidades é um espaço democrático para construirmos juntos o futuro de Cáceres. Discutiremos temas fundamentais como segurança, meio ambiente, mudanças climáticas, tarifas, impostos e muito mais, sempre com foco em melhorar a qualidade de vida da população”, explicou o secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Wilson Kishi um dos membros da comissão organizadora.
A prefeita Eliene Liberato Dias reforça a importância da participação popular. “A Cáceres que vocês querem depende também de vocês. Participem, deem suas opiniões. Dessa conferência sairá um relatório com as nossas propostas e delegados que nos representarão nas etapas estadual e federal”, afirmou.
Eliene conclui dizendo que a participação é aberta a todos os cidadãos. “A Conferência das Cidades é um importante instrumento de diálogo entre a sociedade civil e o poder público, e contribui diretamente para a construção de uma cidade mais justa, inclusiva e sustentável”, finalizou a prefeita.