Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Remanso Fraterno é reconhecido como Ponto de Cultura e amplia ações culturais para idosos em Cáceres
Por João Santana/Gestor de Projeto
31/07/2025 - 11:58

Foto: reprodução

O Remanso Fraterno, organização da sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 5 de março de 2004, foi contemplado no Edital nº 02/2025 do Programa Cultura Viva, uma iniciativa do Ministério da Cultura. Com a aprovação do projeto “Remanso Fraterno – Ponto de Cultura”, a instituição amplia e fortalece suas ações culturais e educativas voltadas à população idosa do município de Cáceres (MT).

Reconhecido como entidade de Utilidade Pública Municipal e Estadual, o Remanso atua há mais de duas décadas com um trabalho filantrópico e comunitário exemplar. Atualmente, atende 136 idosos e seus familiares, oriundos majoritariamente de comunidades em situação de vulnerabilidade social, promovendo acolhimento, autonomia e dignidade na terceira idade.

Com a chegada do título de Ponto de Cultura, o Remanso Fraterno passa a oferecer oficinas gratuitas de Teatro (nas 3ªs feiras, das 14h às 16h), Canto Coral (nas 5ªs feiras, das 14h às 16h) e Dança de Salão (aos sábados, das 8h às 10h)— esta última, carinhosamente chamada de “Baile do Remanso”. Ao longo de quatro meses de execução (de julho a outubro de 2025), os participantes recebem aulas, acompanhamento artístico e ensaios semanais, coroando com uma apresentação final prevista para outubro, em uma Mostra Cultural aberta à comunidade, onde todos poderão prestigiar as apresentações.

Mas as ações vão muito além. O Remanso Fraterno é conhecido por uma programação semanal intensa, voltada à promoção do bem-estar físico, emocional e cultural da pessoa idosa. Entre os projetos em andamento estão:

❖ Conviver +60 – Vivências em grupo, às sextas-feiras pela manhã, em parceria com o SESC Cáceres;

❖ Fazendo Arte no Remanso – Oficinas artísticas de segunda a quinta-feira à tarde, com recursos do Fundo Municipal do Idoso;

❖ ReciclART – Produção de bolsas a partir de materiais descartáveis, de segunda a quinta pela manhã, com apoio da Justiça Federal – 1ª Vara;

❖ Convivendo no Remanso – Atividades coletivas aos sábados pela manhã, com recursos da Justiça Federal – 2ª Vara;

❖ Colchas de Retalhos Dona Irene Cruz – Projeto de artesanato têxtil, de segunda a sexta à tarde, em parceria com o Instituto Cometa.

Em fase de construção, o Remanso prepara novos espaços para expandir seu atendimento, como o Barracão de Laborterapia Criativa (recursos do Fundo do Idoso) e umcharmoso Redário Comunitário (recursos da Justiça Federal – 2ª Vara), pensados como ambientes terapêuticos, de convivência e valorização do tempo livre.

Outro ponto forte é a atuação como campo de estágio para estudantes universitários. O Remanso recebe discentes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Pedagogia, Agronomia e Medicina da UNEMAT; Psicologia e Medicina da Estácio/FAPAN; além de diversos cursos da UNOPAR, promovendo um encontro entre gerações e saberes, que enriquece tanto a formação acadêmica quanto a vida dos idosos atendidos.

As conquistas do Remanso Fraterno são resultado de uma sólida rede de parcerias institucionais, que inclui ainda o SENAR MT, o Sindicato Rural de Cáceres, e clubes de serviço como o Lions Clube Portal do Pantanal, Rotary Club de Cáceres, Seicho no ie e a Associação de Senhoras Rotarianas.

Mais do que um centro de atividades, o Remanso é um espaço de convivência afetiva, acolhedora e transformadora, onde se cultivam vínculos, autoestima, pertencimento e cidadania. A missão é clara: promover qualidade de vida à população idosa por meio da cultura, da educação, da assistência social e do cuidado integral.

                        </div>
                        
                
                
                
                
                            </div>
        </div>
        <div class=
Carregando comentarios...