Professores e coordenadores da Escola Municipal Tancredo Neves, em Cáceres (MT) participam de uma formação específica para atuar no projeto "O Mundo do Theo", uma iniciativa que inova a dinâmica educacional a fim de facilitar a inclusão de estudantes autistas.
O ponto de partida no município será nesta terça-feira (12/08) com o início da sensibilização do educadores. A formação, que será feita de forma remota, está dividida em dois encontros nos dias 12 e 19 de agosto, das 17h às 19h, envolvendo todos os profissionais que atuam da pré-escola ao 5º ano.
Nesta primeira etapa da implantação do projeto, os participantes passam por uma sensibilização a respeito das crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Entre os assuntos tratados na formação estão abordagens sobre o autismo, o acolhimento com a família e com os estudantes e a importância das metodologias ativas em sala de aula. Após esta etapa, os educadores serão responsáveis por replicar o conteúdo para os alunos e também para as famílias. Por isso, o foco da formação não está na criança autista, mas na rede de pessoas que se relacionam com este estudante.
Partindo do princípio de que a inclusão precisa ser construída dentro e fora do ambiente escolar, o projeto pedagógico inclusivo “O Mundo do Theo” está baseado em um kit pedagógico que aborda o mundo de um menino (Theo) com transtorno do espectro autista (TEA) e mostra que - por meio do respeito, da empatia e da inclusão - a família, alunos e professores conseguem proporcionar para ele um ambiente saudável e inclusivo.
Responsável pela Educação Especial, a psicóloga Escolar e Educacional, Alice Rejane Calixto afirma que as expectativas em relação ao projeto são as melhores. As ações de O Mundo do Theo envolverão 18 professores da Escola Municipal Tancredo Neves, que atende 218 estudantes, sendo que quatro destes têm o diagnóstico de TEA.
Projeto - O projeto, da Editora Galeria das Letras, conta com o livros de orientação didática, formação EAD com certificado de 40 horas e ambiente para troca de experiências, a fim de fomentar a conexão de interdisciplinaridade e o desenvolvimento de novas metodologias.
Fonte: Assessoria de Imprensa de “O Mundo do Theo”.