Programa do Governo Federal visa impulsionar a autonomia financeira de famílias de baixa renda através da qualificação profissional e do empreendedorismo
Os vereadores da Câmara de Cáceres marcaram presença no lançamento do "Programa Acredita no Primeiro Passo", uma iniciativa do Governo Federal que promete transformar a vida de famílias em situação de vulnerabilidade social no município. A cerimônia de lançamento ocorreu na sexta-feira (15), no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), localizado no Distrito Industrial de Cáceres, e contou com a presença dos ministros de Estado Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), que vieram de Brasília para o evento.
O presidente da Câmara Municipal, Flávio Negação (MDB), integrou o dispositivo de honra da solenidade e destacou a relevância do programa para a região: "O 'Acredita no Primeiro Passo' é fundamental para ajudar famílias de baixa renda a melhorar de vida através do trabalho e do empreendedorismo. Este programa é especialmente importante para Cáceres e região Oeste, que figuram entre as áreas mais carentes de Mato Grosso. Agradecemos ao Governo Federal pelas ações que tem realizado em prol da nossa população, especialmente no que se refere a políticas públicas sociais".
Além do presidente Flávio Negação, também estiveram presentes os vereadores Rubens Macedo (UB), Franco Valério (PSB), Magaly Silva (PP), Professor Domingos (PSB), Pastor Junior (PL), Marcos Ribeiro (PSD), a vereadora licenciada e atual deputada estadual, Valdeníria Dutra (PSB), a prefeita Eliene Liberato, o vice-prefeito Luiz Landim, o secretário-executivo do MAPA, Irajá Lacerda, o diretor do IFMT-Cáceres, Reginaldo Medeiros, outras autoridades locais e regionais, beneficiários do programa e representantes da sociedade civil organizada.
"Acredita no Primeiro Passo": Incentivo à Autonomia Financeira
O "Acredita no Primeiro Passo" é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que busca promover a autonomia financeira das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). O programa oferece um conjunto de ações para facilitar o acesso ao mercado de trabalho, o empreendedorismo e a superação da insegurança alimentar e nutricional.
Para alcançar seus objetivos, o programa articula-se em três eixos principais:
1. Preparação para o Mundo do Trabalho: Oferece cursos de qualificação profissional, oficinas de orientação para o trabalho e apoio na elaboração de currículos.
2. Incentivo ao Empreendedorismo: Facilita o acesso a microcrédito, oferece capacitação em gestão de negócios e auxilia na formalização de empreendimentos.
3. Apoio à Segurança Alimentar e Nutricional: Promove ações de educação alimentar, distribuição de alimentos e fortalecimento da agricultura familiar.
Investimento em Cáceres
Em Cáceres, o Governo Federal, por meio do MDS, investirá R$ 2 milhões em capacitação profissional para pessoas inscritas no Cadastro Único. O montante será repassado ao IFMT por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED), sendo a instituição a responsável pela oferta de cursos profissionalizantes voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Mídias Soci
Notícias