A garotada da Escola Estadual Onze de Março (CEOM) acompanhou de maneira curiosa e atenta o primeiro dia de palestras sobre o papel da Câmara Municipal em Cáceres, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (20.08), na unidade escolar.
As palestras foram ministradas à quatro turmas do 3° ano do Ensino Médio, pelo Controlador Interno da Câmara, Lucas Spósito, que detalhou a atuação do Poder Legislativo e a importância dele para o município.
A partir da palestra, a estudante Manuela Gattas, de 18 anos, compreendeu que uma cidade com melhor oferta de serviços públicos tem muita relação com os vereadores que são eleitos para representar os interesses da população.
"Achei muito importante, pra gente aprender isso cedo, pois, na hora de votar, ter a noção das escolhas que a gente está tomando, sobre quem vamos eleger e será benéfico para a comunidade como um todo", disse.
Já Emanuel Vieira, de 17 anos, entendeu a importância da população participar mais efetivamente dos debates que ocorrem no Poder Legislativo.
"Percebi que não é só votar, mas participar ativamente das discussões políticas que ocorrem na Câmara. É um direito nosso. E com a pressão, a gente pode até mudar uma situação, sensibilizar os vereadores e vereadoras a aprovarem projetos de leis importantes para asfaltar um bairro da cidade, por exemplo", destacou.
A PALESTRA
Durante a palestra, Spósito [controlador interno da Câmara], enfatizou como as decisões emanadas do Poder Legislativo afetam diretamente a vida dos munícipes: uma compreensão que ele mesmo não tinha, antes de se tornar servidor de carreira da Câmara de Cáceres.
"Ao passar em frente ao prédio da Câmara, no Centro da cidade, vocês podem se perguntar: 'Isso aqui não influencia em nada no meu cotidiano’. Até 10 anos atrás eu pensava assim também. Mas quando comecei a trabalhar na Câmara, tive a noção do verdadeiro impacto, de tudo que é decidido, discutido lá dentro, na vida do cidadão", relatou aos estudantes.
Como exemplo prático ele citou como o trabalho do Legislativo pode influenciar nos serviços públicos da área de saúde.
"Se o PSF [Posto de Saúde da Família] está funcionando no bairro de vocês, é porque o orçamento dele foi aprovado na Câmara", enfatizou o controlador interno
O diretor da Escola do Legislativo, Henrique Barcelos, por sua vez, aproveitou para reforçar que a participação popular é fundamental para aprimorar o trabalho dos parlamentares.
"Já presenciei muitas vezes um projeto de lei ser aprovado ou reprovado, em razão do clamor popular. Então, esse tipo de mobilização acaba fazendo o vereador refletir sobre sua postura e avaliar se realmente está legislando em prol do interesse público".
CICLO DE PALESTRAS
Ao todo, serão ministradas palestras à 14 turmas do Ensino Médio da escola CEOM, abrangendo estudantes entre 15 e 17 anos nos turnos matutino, vespertino e noturno.
Além da palestra desta quarta, ocorrerão mais dois encontros com os alunos: na sexta-feira (22.08); e na próxima quarta-feira (27.08), sempre às 8h.
Também participam das palestras, como apoio técnico, às servidoras Ellen dos Santos, coordenadora pedagógica de projetos da Escola do Legislativo; e Leonelly Ferraz, assessora da Escola do Legislativo.
OBJETIVO
A diretora geral da Câmara de Cáceres, Ana Souza, explicou aos estudantes que o objetivo do ciclo de palestras é mostrar como a Câmara atua na sociedade. Que a palestra tem como público alvo, principalmente os jovens, que estão começando a participar da vida política por meio do voto.
"Para que de uma forma mais objetiva, a gente [Câmara Municipal] possa contribuir para que vocês tenham noção de seus direitos e deveres, enquanto cidadãos, e, dessa forma, cobrar dos prefeitos e vereadores, para que o município seja mais desenvolvido", ressaltou.
CONCURSO DE REDAÇÃO
Como culminância do ciclo de palestras, será realizado o 1º Concurso de Redação da Escola do Legislativo, com o tema: "A importância da política na formação cidadã dos estudantes".
Os alunos que participarão do concurso são os mesmos que estão assistindo às palestras.