Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Com 12 campi da UNEMAT no roteiro, Giro ADUNEMAT chega à 4ª edição debatendo concurso público, RGA e Reforma Administrativa
Por Assessoria
05/09/2025 - 13:54

Foto: assessoria

A Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (ADUNEMAT) lançou nesta semana a 4ª edição do Giro ADUNEMAT, uma iniciativa que busca o diálogo com a comunidade acadêmica nos Campi da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Entre setembro e novembro de 2025, a diretoria da ADUNEMAT percorrerá 12 campi da UNEMAT para um diálogo direto com a comunidade acadêmica — Rondonópolis (8 e 9/9), Alto Araguaia (10 e 11/9), Barra do Bugres (15 e 16/9), Tangará da Serra (17 e 18/9), Sinop (22 e 23/9), Alta Floresta (24 e 25/9), Diamantino (29 e 30/9), Nova Mutum (1 e 2/10), Cáceres (3 a 5/10, durante o Congresso da União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso), Nova Xavantina (7 e 8/10), Pontes e Lacerda (13 e 14/10) e, por fim, Juara, com data prevista para novembro.

O Giro ADUNEMAT traz à tona três pautas estruturantes: a urgente realização de concurso público para docentes da UNEMAT, ausente há 13 anos, o que gerou um quadro com cerca de 50% de professores contratados temporariamente, reforçando a precarização das condições de trabalho e comprometendo a qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão; a recomposição do RGA (Reconhecimento de Garantias de Aposentadoria), com base em estudo do DIEESE que aponta perdas salariais acumuladas de até 19,5%; e a luta contra a Reforma Administrativa, considerada pela categoria como retrocesso ao serviço público, atacando a estabilidade e a realização de concurso no país.

A ADUNEMAT vem a longos anos pressionando o governo do estado por concurso para professores da UNEMAT, demanda ainda não autorizada. Em junho, uma mobilização em Cuiabá reuniu docentes e estudantes em frente à Assembleia Legislativa (ALMT), alcançando o governo e órgãos estratégicos, e reforçando que os recursos para o concurso já estão previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 — portanto, agora a decisão é política, não apenas técnica ou orçamentária.

A presidente da ADUNEMAT, professora Luciene Neves, enfatiza que “o Giro deste ano pretende ir além das tradicionais rodas de conversa — queremos dialogar nos corredores, salas de aula, com professores e estudantes, fortalecer os serviços públicos, e mostrar que a recomposição salarial repercute positivamente na economia local das cidades onde os docentes residem, impulsionando o desenvolvimento de Mato Grosso”. 

Desde sua criação em 2022, o Giro ADUNEMAT consolidou-se como um espaço descentralizado de escuta ativa e construção coletiva, aproximando a diretoria da realidade vivida nos campi. A edição 2025 do Giro ADUNEMAT marca uma etapa de intensificação da mobilização docente.

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

Pescadora pantaneira fisga tambaqui de 25 kg

05/09/2025 - 13:49