Durante a inauguração do Espaço Agro Maker, realizada em março deste ano no distrito Nova Cáceres (Sadia), a prefeita Eliene Liberato Dias recebeu uma notícia histórica para a comunidade local e os pequenos agricultores da região. O senador licenciado e ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou a destinação de uma emenda especial no valor de R$ 5 milhões para o asfaltamento da principal via lateral da BR-070, trecho que concentra o comércio do distrito e representa uma demanda antiga da população. A Prefeitura de Cáceres entrará com a contrapartida para a execução da obra.
Segundo o ministro, o investimento representa uma mudança significativa para o distrito. “É mais qualidade de vida para os moradores de Cáceres, em especial os que residem no distrito Nova Cáceres (Sadia). A obra vai melhorar as condições de tráfego e o escoamento da produção agrícola, beneficiando diretamente os pequenos agricultores assentados pela reforma agrária”, afirmou Fávaro.
O ministro Carlos Fávaro ressaltou ainda que tem atuado de forma incansável pela melhoria da infraestrutura e da logística voltadas aos pequenos produtores rurais em Mato Grosso.
Atualmente, a precariedade da via dificulta o tráfego de veículos pesados, como caminhões que transportam a produção agrícola da região, gerando transtornos diários, prejuízos econômicos e comprometendo a eficiência logística. Para a prefeita Eliene, a obra é a solução de um problema histórico. “Esta obra vai transformar a vida dos moradores e agricultores do Distrito Nova Cáceres. É um marco para o desenvolvimento da região e demonstra o compromisso do ministro Carlos Fávaro com Cáceres. Os R$ 5 milhões já estão empenhados e, após a licitação, o recurso entrará na conta da Prefeitura. Vamos trabalhar para iniciar o quanto antes”, declarou emocionada.
O secretário de infraestrutura, Demis Rogério, disse que o asfalto no distrito Nova Cáceres é mais do que infraestrutura, é desenvolvimento, dignidade e oportunidade para população daquela localidade.
O projeto de asfaltamento foi elaborado pela Prefeitura de Cáceres e aprovado pelo MAPA. Agora, o município realiza o processo de licitação e, concluídos os trâmites legais, emitirá a ordem de serviço para o início das obras.