A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu na última terça-feira (17) a visita técnica de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), da Vigilância Epidemiológica e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/MT). O encontro teve como objetivo discutir e alinhar a implantação da Rede Sentinela de Síndrome Gripal (SG) no município.
Durante a reunião, foi apresentado o modelo de funcionamento da rede sentinela, que permitirá ao município integrar a rede estadual e nacional de monitoramento dos vírus respiratórios. A iniciativa busca identificar precocemente surtos e epidemias, além de contribuir com a caracterização dos vírus circulantes para subsidiar a composição das vacinas aplicadas à população.
O secretário municipal de Saúde, Cláudio Hemrique Donatoni, ressaltou a importância da escolha de Cáceres como cidade estratégica.
“Nossa posição geográfica de fronteira e a relevância do município no cenário regional tornam Cáceres fundamental para esse processo. A implantação da Rede Sentinela será um grande avanço, pois fortalecerá a vigilância em saúde e garantirá uma resposta mais rápida e eficiente diante dos vírus respiratórios que impactam a saúde pública”, destacou Cláudio Henrique.
A prefeita Eliene Liberato Dias também reforçou o compromisso da gestão em ampliar a capacidade de monitoramento e proteção da população.
“Essa é mais uma conquista para Cáceres. Ao integrar a Rede Sentinela, estaremos ainda mais preparados para enfrentar os desafios relacionados às síndromes gripais e outras doenças respiratórias, protegendo nossa gente e contribuindo com informações de grande valor para todo o país”, afirmou.
A comitiva foi formada por Dalva de Assis e Francisco de Paula, da Coordenação-Geral da Covid-19, Influenza e Outros Vírus Respiratórios (CGCOVID/DEDT/SVSA/MS), por Mirian Livorati, da Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB/SVSA/MS), além de Michel Belmonte, ponto focal da vigilância de vírus respiratórios na SES/MT. Também participaram os técnicos do Lacen/MT, Dilma Alencar e Claudio Luiz, coordenadores da SMS e representantes do Escritório Regional de Saúde de Cáceres.