Nesta quinta-feira (06.11), o plenário da Câmara de Cáceres sediará uma importante Audiência Pública para discutir os desafios e demandas da comunidade autista na cidade. A iniciativa da Comissão de Saúde, Higiene e Promoção social (SHPS), em parceria com a Associação de Pais e Amigos de Autistas de Cáceres (APAAC), reunirá especialistas e a comunidade em geral para debater a necessidade de políticas públicas mais efetivas para o atendimento multiprofissional de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município. O evento acontecerá a partir das 18h.
A presidente da SHPS, vereadora Elis Enfermeira, esteve reunida com membros da APAAC, na manhã desta terça-feira (04.11), para acertar os últimos detalhes do encontro. Ela destaca que o objetivo principal da audiência é abrir um diálogo construtivo sobre a problemática, que se agrava pela falta de estrutura do Poder Público para lidar com a questão em diversas áreas cruciais, como saúde e educação.
"É fundamental que unamos forças para garantir que as pessoas com TEA e suas famílias recebam o suporte necessário em Cáceres. A falta de estrutura tem sido um obstáculo significativo, e precisamos buscar soluções conjuntas", enfatiza a vereadora.
Já os pais e mães - membros da APAAC - relatarão durante a audiência os desafios diários de criar e educar um filho com TEA, bem como as dificuldades enfrentadas devido à ausência de políticas públicas mais efetivas no setor.
"Nos temos diveras demandas para tratar junto com a Saúde, Educação e Assistência Social. E essa audiência é o momento de construção de um diálogo para pensarmos numa melhorar maneira de atender as demandas da comunidade autista de Cáceres", enfatiza Regiane Dutra, membro da APAAC.

Entendendo o Transtorno do Espectro Autista (TEA):
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica e de desenvolvimento que afeta a forma como uma pessoa interage com o mundo. O termo "espectro" ressalta a ampla variedade de sintomas e níveis de suporte que indivíduos com TEA podem apresentar.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estimar-se que 1 em cada 160 crianças no mundo tem TEA. No Brasil, mais de 2 milhões de pessoas declararam ter recebido diagnóstico de autismo, de acordo com o IBGE.
A vereadora Elis ressalta ainda que a Audiência Pública sobre o tema representa um importante passo para dar visibilidade às necessidades da comunidade autista de Cáceres. "Debates como esse ajudam a impulsionar a criação e a implementação de políticas públicas, no sentido de promover a inclusão, o acesso a serviços de saúde e educação de qualidade às pessoas com TEA e suas famílias", conclui a parlamentar.