Acadêmicos procuraram o prefeito Sidney Salomé por falta de ônibus
Por Folha de Araputanga
19/03/2013 - 16:37
Foto: Folha de Araputanga
O prefeito Sidney Salomé recebeu em seu gabinete, na manhã de hoje (19) um grupo de acadêmicos que estudam em Cáceres-MT. Esses estudantes, 53 no total, reclamam que estão sem ônibus para o transporte desde a última quinta-feira (14).
Eles argumentam também, que a pasta municipal da Educação quer que cada estudante contribua com valores acima dos R$50,00 reais, pagos atualmente, majorando os valores para R$100 reais para custos de manutenção do ônibus e pagamento das despesas com alimentação do motorista.
Segundo o líder dos estudantes, Alexandre de Jesus o grupo já enfrenta dificuldades para manter os valores pagos hoje.
Alexandre, acompanhado dos estudantes levou ao conhecimento do prefeito que o Secretário Municipal de Educação, teria informado que os custos aumentariam. Ontem à noite, nas dependências da Câmara Municipal, a reportagem da Folha de Araputanga acompanhou um telefonema feito, ao Secretário, vereador Hemerson C. Benvenutti, que negou totalmente a informação dos estudantes.
O grupo esteve na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araputanga durante a noite (18), para expor a situação e recebeu apoio incondicional dos vereadores que são favoráveis para que o Executivo encontre uma alternativa que viabilize a continuidade do transporte aos acadêmicos.
A atual condição enfrentada pelos estudantes foi comunicada aos vereadores de viva-voz pelo líder estudantil que recebeu cinco minutos durante a Sessão para expor o problema aos vereadores.
Hoje, pela manhã, no gabinete do prefeito, acompanharam a reunião, os vereadores Wilson Sanaiotti Júnior (PMDB), Gilmar de Souza Silva (DEM) e, Shiguemitu Sato (PSD). O secretário Benvenutti não participou da reunião, porque não estaria na cidade. O prefeito ouviu os acadêmicos e resolveu o problema provisoriamente cedendo o ônibus branco para transportar os estudantes hoje e ficou de conversar com seu secretário para outros esclarecimentos.
A Folha de Araputanga vai procurar o Secretário Municipal de Educação para esclarecer outras questões.
ENSINO SUPERIOR.
De acordo com a legislação o ensino superior não é obrigação do município. Contudo, a municipalidade sempre investiu provendo ônibus para transportar acadêmicos para S.J.IV Marcos, Cáceres e Cuiabá contribuindo com a formação dos jovens e adultos que desejam aumentar seu nível de conhecimento.
No transporte de acadêmicos a linha de maior custo financeiro para o município, hoje, é a que parte da Comunidade das Botas e vai até S.J.IV Marcos levando e trazendo estudantes para Araputanga e a cidade vizinha.
Para dirimir a questão, o prefeito marcou nova reunião com os acadêmicos na próxima segunda-feira, dia 25, às 08h00min no mesmo gabinete do Chefe do Executivo araputanguense.