Por enquanto, 11 pessoas de Cáceres já manifestaram interesse em disputar uma vaga de deputado estadual nas eleições de 2026. Entre elas estão quatro vereadores em exercício, um ex-prefeito e um ex-vice-prefeito. Os demais são ex-parlamentares ou novas figuras da política cacerense.
Confira a lista completa, em ordem alfabética, dos pré-candidatos que devem representar o município no pleito do próximo ano.
O vereador Cézare Pastorello (PT), em seu terceiro mandato, confirmou que mantém firme sua pré-candidatura e brincou que, se depender dele, pode até disputar o Senado. “Mas aceito o que o partido tiver pra mim. Inclusive, Senado”, afirmou.
Uma das novidades na disputa é a médica e advogada Débora Pacheco, que deve se filiar ao PMB (Partido da Mulher Brasileira). Ela afirmou que sua principal motivação é o desenvolvimento da cidade. “A maior motivação para esse projeto de pré-candidatura é a vontade no meu coração de promover o desenvolvimento que ainda não houve em Cáceres e na região Oeste”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, Flávio Negação (MDB), também confirmou sua pré-candidatura. Em seu segundo mandato, ele vem articulando apoios e consolidando sua base política.
Outro nome que deve entrar na disputa é o Pastor Sargento Gualterney Campos, membro da Assembleia de Deus – Ministério Belém, em Cáceres. Ele já foi candidato a deputado federal em 2022 e a vereador em 2024. Desta vez, deve concorrer pelo Partido Novo. “O povo está querendo”, declarou.
O empresário e ex-vereador Marcinho Lacerda afirmou que deve ser o pré-candidato apoiado pela deputada estadual Janaína Riva (MDB), que é cotada para disputar o Senado. Ele também aguarda o alinhamento entre o MDB e o PL, partido do senador Wellington Fagundes, que pretende concorrer ao Governo de Mato Grosso.
O vereador Marcos Ribeiro (PSD), em seu segundo mandato e o mais votado nas eleições de 2020, deve lançar sua pré-candidatura pelo partido. Ele conta com o apoio do secretário do MAPA, Irajá Lacerda.
Ex-vice-prefeito, o médico e empresário Odenilson Silva, também confirmou que será pré-candidato a deputado estadual. Ele deve concorrer pelo Republicanos, partido do ex-deputado Dr. Leonardo. Odenilson foi vice-prefeito de Eliene Liberato (PSB) até o ano passado.
O empresário Ricardo Castella, atual presidente municipal do PL, deve assumir a pré-candidatura após o ex-prefeito Francis Maris anunciar que não disputará o pleito. “Já dei minha contribuição. Agora deixo para novas lideranças”, afirmou Francis ao à reportagem.
O ex-reitor da Unemat, Taisir Karim, também confirmou que pretende disputar uma vaga, mas preferiu não revelar o partido pelo qual deve se lançar. Atualmente, ele está ligado ao grupo do Republicanos em Cáceres.
O ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), que administrou a cidade por dois mandatos e chegou a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2021, também se coloca como pré-candidato. “O processo eleitoral está em andamento, mas ainda existem muitos fatos que ocorrerão até as convenções. Política não pode ser obsessão nem vaidade. Tenho serviço prestado e, se a população quiser, meu nome poderá estar à disposição”, declarou.
Fechando a lista, a vereadora Valdeníria Dutra, atualmente sem partido, também deve disputar. No sétimo mandato, ela busca apoio da prefeita Eliene Liberato (PSB) e mantém proximidade com o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB). Valdeníria assumiu o cargo de deputada estadual por 30 dias neste ano e deve caminhar junto com o grupo socialista.