Pecuaristas de Cáceres e região participam de projeto itinerante
Por assessoria
20/03/2013 - 11:23
Pecuaristas e profissionais do segmento do agronegócio estiveram reunidos nesta terça-feira (19) em Cáceres para o encontro do “Acrimat em Ação 2013”, projeto que está percorrendo os principais municípios produtores de proteína vermelha. A proposta é levar informação e conhecimento para promover o melhoramento da pecuária de corte mato-grossense, tanto com relação à qualidade quanto à renda do produtor.
Cáceres foi o segundo município a receber as palestras do projeto e integra a 1ª rota, que segue até Vila Bela da Santíssima Trindade. Nos encontros são apresentados quatro temas: O uso de medicamentos veterinários e seu impacto nos mercados de carne; Produção de forrageiras (pastagem); Produção de carnes no Brasil sob a ótica da cadeia frigorífica; Temos um novo código florestal, e agora?, sendo no final aberto um espaço para o debate entre palestrantes e o público.
O vice-presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Jeremias Pereira Leite destacou que o conhecimento é fundamental para a pecuária, sobretudo porque a atividade passa por um processo de perda de renda e que poderá ser revertido com a otimização da produção.
Para o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, a entidade visa levar conhecimento técnico de qualidade para que os pecuaristas possam melhorar a produção. “Somente com informação de qualidade podemos corrigir não vem dando certo e assim alcançar mais produtividade e rentabilidade”.
O pecuarista Renato Thomás está há 27 anos na região do Pantanal e conta que quanto menor a propriedade, mais dificuldades são enfrentadas. “Cada dia percebo que temos mais coisas a aprender. Descobri hoje uma alternativa de manejo que posso implementar para garantir maior durabilidade da pastagem”.
Nesta quarta-feira (20) o município de São José dos Quatro Marcos recebe o projeto, que segue para Porto Esperidião (21), Pontes e Lacerda (22), Nova Lacerda (23) e Vila Bela da Santíssima Trindade (25).