Símbolo do Câmpus Jane Vanini, figueira caiu na terça-feira (9) devido às chuvas

A icônica figueira do pátio da Unidade Cavalhada do Câmpus Universitário Jane Vanini, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres, caiu devido às chuvas e ventanias ocorridas na manhã desta última terça-feira (9).
Da espécie Ficus enormis, popularmente conhecida como figueira-brava ou figueira-da-pedra, a árvore antecede a criação da Unidade Cavalha, da própria Unemat e a memória de moradores antigos cacerenses.
Cacerense, historiador e professor da Unemat, Acir Montecchi aproxima a idade da figueira em quase 150 anos. “Aqui onde nós temos hoje o Câmpus Jane Vanini, era a chácara do seu Caetano”, contou Acir. “Essa figueira já era bastante simbólica para quem se aproximava das cercas de arame farpado do seu Caetano”, lembrou o professor. “Ela foi consagrada como uma figueira da Unemat, onde nos reuníamos, onde comentamos e falávamos sobre a história da Unemat”, disse a professora e ex-reitora da Unemat, Rosa Maria da Cunha Garcia.


Localizada em frente ao Bloco 3 da Unidade Cavalhada, a figueira tornou-se ponto de referência para ações culturais e artísticas da comunidade acadêmica cacerense, com mostras e apresentações de artes plásticas, cinema, música e poesia, chegando a ser criado o Movimento Figueira Cultural,l responsável pelo populares Saraus da Figueira. “A figueira caiu, mas o que ela representa vai continuar vivo entre os alunos do Câmpus Jane Vanini”, conta Wellington Gabriel, integrante do Movimento.
Embora a comunidade acadêmica nutrisse a esperança de recuperação da figueira, a centenária árvore foi condenada após análise de biólogos e engenheiros florestais, e removida nesta quarta-feira (10), para evitar o risco de desabamento dos galhos.
Assista abaixo ao curta-metragem ‘Conversa com a Figueira’, produzido pelo projeto Cáceres em Cena.