Depois de mais de 30 dias de processo seletivo, entre inscrições, análise de perfis e entrevistas, o projeto EPA Cáceres – Educação Popular de Audiovisual, divulga os nomes das 15 pessoas selecionadas para a primeira turma do projeto. Foram 99 inscrições de pessoas de todas as idades, classes sociais e bairros de Cáceres na primeira etapa. Dessas, 33 pessoas seguiram para as entrevistas, realizadas na primeira semana de fevereiro. Após a avaliação cuidadosa de todos os dados, a equipe do projeto definiu a turma que inicia essa jornada de formação em audiovisual ainda esse mês.
Abaixo a lista dos nomes selecionados (em ordem alfabética):
1. Ana Júlia da Silva Garcia
2. Beatriz Alexsandra Silva dos Santos
3. Douglas Aguiar Costa Alecrim
4. Ícaro Gabriel de Oliveira Miranda Minervini
5. Luiz Gustavo Rocha Ribeiro
6. Mellyssa Vittoria de Oliveira Fernandes
7. Murilo Vinícius Macedo Martins
8. Nathally Fernanda Maniero da Silva
9. Paulo Henrik Domingues Vieira
10. Reginaldo Simoncelio da Silva
11. Roger Vinicius de Paula Silva
12. Samella Almeida Vieira
13. Taynara Duarte Ribeiro
14. Virginia Maria Ferreira da Silva
15. Vivian Cristina Ferreira da Silva
As aulas do EPA Cáceres vão acontecer sempre aos sábados e domingos entre 21/02 e 15/03, aos sábados pela manhã e tarde e aos domingos pela manhã. As atividades do projeto vão acontecer na Escola Estadual Onze de Março (EEOM).
“Superamos as expectativas com a procura pelo curso. Quando contabilizamos 99 inscrições, tivemos a certeza de que há grande interesse pela formação em Cáceres. Com isso a seleção das 15 pessoas para a primeira turma do EPA Cáceres não foi fácil, mas o comprometimento da equipe com o projeto fez com que o resultado pudesse ser compartilhado de maneira rápido. Agora nossa expectativa é entregar uma formação de alta qualidade e impacto que vai marcar a vida dos(as) nossos(as) participantes” afirma Leandro Peska proponente responsável pelo projeto e cineasta experiente de Cáceres.
Além de ofertar formação em audiovisual gratuita, o projeto vai selecionar 10 (dez) das 15 (quinze) pessoas participantes para receber uma bolsa-auxílio no valor de R$350,00 cada para concluírem o curso. As produções realizadas pela turma durante a execução do
projeto serão exibidas em sessão pública no Cine Xin Cinema, em Cáceres, em data a ser confirmada em Abril de 2026.
Ao democratizar o acesso ao conhecimento teórico e prático em audiovisual, “EPA Cáceres” incentiva e fortalece o surgimento de novas vozes criativas em Cáceres no desenvolvimento de narrativas regionais em produção audiovisual.
O projeto foi contemplado na categoria Sementes Criativas do edital n° 17/2024 – MT Criativo – Edição PNAB, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT).
Contato EPA Cáceres: (65) 99931-3577.