Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Autarquia realiza força-tarefa no Rio Paraguai para normalização do abastecimento
Por assessoria
04/03/2026 - 11:03

Foto: divulgação

A Autarquia Águas do Pantanal informa à população que mantém equipes trabalhando de forma ininterrupta para enfrentar os desafios causados pelas fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias.

Entenda o Desafio

O grande volume de chuva elevou o nível do rio, o que resultou no deslocamento de grandes massas de aguapés (plantas aquáticas). Devido ao fluxo da correnteza, essas plantas estão sendo direcionadas para a rede coletora de água bruta, causando obstruções mecânicas e dificultando a captação.

 Ação no Rio

Para garantir que a água continue chegando às torneiras dos cidadãos, foi montada uma operação logística especial:

  • Intervenção com Barcos: Equipes operacionais estão utilizando embarcações diretamente no leito do rio para realizar o remanejamento manual e mecânico dos aguapés.
  • Desvio de Rota: O trabalho consiste em alterar o caminho dessas plantas, impedindo que elas se acumulem na área de sucção da rede coletora.
  • Monitoramento 24h:Técnicos seguem monitorando o fluxo do rio para agir rapidamente a cada nova "ilha" de vegetação que desce pela correnteza.

Pedido de Colaboração

Apesar do esforço máximo de nossos servidores, o processo de limpeza é minucioso e o sistema pode sofrer oscilações temporárias de pressão em alguns bairros enquanto as manutenções são realizadas.

Assim, a autarquia pede a compreensão de todos e reforça a importância do uso consciente da água durante este período crrítico, reforçando que o trabalho segue  com força total para que a situação seja normalizada o mais breve possível.

Carregando comentarios...