Termina a greve dos agentes penitenciários
Por G1 MT
21/04/2013 - 07:49
Os servidores do sistema penitenciário de Mato Grosso decidiram encerrar a greve iniciada há 15 dias nas unidades do estado, após assembleia realizada neste sábado (20), em Cuiabá. A categoria entrou em greve no dia 4 de abril e pedia aumento no efetivo de agentes, além de pagamento de adicional de insalubridade, reajuste salarial, e melhores condições de trabalho e segurança.
Conforme o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen), os agentes optaram por suspender a greve. O Governo enviou uma proposta para atender às reivindicações da categoria e se comprometeu a nomear cerca de 325 novos agentes.
A categoria pede 20% de aumento retroativo a 2012, 25 % para este ano e 30% para 2014. Segundo o sindicato, o salário dos agentes prisionais é um dos profissionais ligados à segurança pública em Mato Grosso: R$1.881.
O superintendente de Gestão Penitenciária, Gilberto Carvalho, já reconheceu que o número de agentes está longe do ideal. “O número de agentes não é ideal para atender a demanda, mas a secretaria trabalha com o efetivo que temos com capacitação para que eles possam atuar da melhor forma", afirmou.
No domingo (21) as visitas nos presídios em Mato Grosso devem seguir normalmente com 100% do efetivo. A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) diz que continuará em busca de uma negociação permanente com a categoria.