Intermat está realizando reuniões para entrega de títulos a moradores de residências de Cohab
Por Clarice Navarro Diório
25/04/2013 - 10:56
O Instituto de Terras de Mato Grosso-Intermat, começou ontem em Cáceres reuniões com moradores dos bairros Cohab Velha(Vila Mariana), Vitória Régia e São Luiz (Cohab Nova). Está sendo apresentado aos moradores o Projeto Estadual de Regularização Fundiária Urbana, chamado de Melhoração, que o Intermat está executando em todo o Mato Grosso, com o objetivo final de entregar aos moradores o título definitivo de propriedade.
Benedito Carlos Arruda de Oliveira, sócio-proprietário da empresa Elonet, uma das que prestam serviços à Intermat, está em Cáceres para as chamadas reuniões preparatórias, onde o projeto é explicado à comunidade. Ele informa que antes da entrega do título, há um caminho a percorrer. Nas reuniões preparatórias a proposta é explicada detalhadamente, mas a execução do projeto depende da adesão voluntária do ocupante de cada residência construída pela extinta Cohab. "Se a proposta é aceita, na mesma reunião, e de comum acordo, é marcada a data para a realização do trabalho, que consiste no levantamento sócio-econômico para o cadastramento do atual morador do imóvel, ao qual chamamos de ocupante. Este, por sua vez, deverá providenciar os documentos necessários, dentro do prazo estipulado, e arcar com o custo, que é baixo, para então ter em mãos o título, que é a mesma coisa que uma escritura lavrada em cartório". Benedito informou que o Estado, através da Intermat, está executando o projeto em todo Mato Grosso.
Em Cáceres, o projeto está recebendo apoio total da Prefeitura, cuja administração atual já tinha a regularização fundiária como um dos itens de seu plano de governo, através do trabalho iniciado pelo vereador Marcinho Lacerda(PMDB). Para o vereador, que fez da regularização fundiária uma das principais metas de sua campanha, a questão traz um enorme benefício social e realiza o grande sonho do morador do imóvel, que é ter em mãos um documento que comprove ser ele o proprietário. "É a promoção da cidadania"-define. Os três bairros de Cáceres totalizam 1.270 residências.
Na reunião de ontem, 24, Salão Paroquial do
Bairro Cohab Nova, participaram mais de 300 pessoas.
Hoje,25,às 19 horas, a reunião acontece na escola Municipal Vitória Régia; e amanhã, 26, no mesmo horário,na Escola Estadual São Luiz, para os moradores do bairro Cohab Velha.