Artistas Plásticos participam hoje da I Semana de Arte do IFMT Cáceres
Por assessoria
24/04/2013 - 14:40
Com o objetivo de promover uma agenda de difusão de arte e cultura no município de Cáceres, o IFMT realiza a I Semana de Arte “Vivenarte”. O evento, coordenado pelo artista plástico e professor Carlos Bosquê, reúne os trabalhos dos alunos da disciplina de Artes inspirados no conteúdo da Semana de Arte Moderna de 1922 e em correntes artísticas das vanguardas europeias. Nesta quarta-feira (24.04), às 19 horas, a exposição é aberta ao público com a participação de artistas plásticos convidados como Ita Souza, Sebastião Mendes, Sálvio Júnior, Joana Castrillon e Carlinhos Vianna.
“ Esta é uma oportunidade para os nossos alunos e comunidade interna e externa interagirem com a rica produção de artes visuais presente no município, a partir do diálogo com os nossos artistas que destacam-se na arte de pintura e cerâmica” , afirma Carlos Bosquê que também socializará o seu trabalho durante a exposição.
Além das artes visuais, a Vivenarte promove manifestação de outras expressões artísticas como o Sarau de Poesia com o poeta e escritor cacerense Antonio José Ferreira da Costa e música com o professor Célio Jonas e a aluna Luana Martins.
Segundo a coordenação, com a realização da primeira edição do evento, a semana de arte esta inserida oficialmente no calendário do IFMT Cáceres e marcará uma série de ações extensionistas da mesma natureza que atendam ao objetivo de promover espaços de interação com arte e cultura na comunidade. No âmbito pedagógico, a atividade atende também as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais ao trazer profissionais e obras próximas à realidade dos alunos para ampliar o interesse deles pela cultura e a arte como estímulo à criatividade.
Produção dos alunos
No espaço de divulgação dos trabalhos dos alunos, a exposição contará com produções de artes plásticas de 108 pinturas em obras de papel sobre tinta, 15 esculturas, alguns mosaicos e técnicas mistas. Os alunos cursam o 1º ano dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio em Agropecuária e Desenvolvimento de Sistemas.