Peixe e cultura pantaneira são destaques do estande do IFMT Cáceres no FIPe
Por assessoria
14/05/2012 - 20:55
Pesquisas e estudos culinários centrados em peixes do pantanal, produtos para degustação , experimentos da área de Biocombustíveis e apresentação de cursos e projetos desenvolvidos no IFMT/Campus Cáceres movimentaram o estande da instituição durante cinco dias do 32º Festival Internacional de Pesca Esportiva, FIPe.
A ação conjunta entre alunos do curso de Aquicultura e Agroindústria Integrado ao Ensino Médio na modalidade Proeja levou para exposição aquário com peixes do pantanal e informações sobre manejo e sobre a preparação do produto com base na culinária regional. Em atividades coordenadas pelos professores Admilson Costa e José Américo Aiub, os alunos organizaram uma cozinha e demonstraram passo a passo a confecção de pratos a base de peixe que foram saboreados pelos visitantes. Foram apresentados também para degustação produtos do setor de agroindústria fabricados no Campus.
A programação contou também com experimentos realizados por alunos do curso de Tecnologia em Biocombustíveis sobre produção de etanol e biodiesel, coordenado pelo professor Demétrio Sousa.
As ações do Instituto em parceria com a Prefeitura Municipal com o Programa Proeja FIC voltado para trabalhadores da pesca de Cáceres e pequenos produtores do distrito de Vila Aparecida também foram destaques no estande, além da exposição de todos os cursos ofertados pela instituição em Cáceres e no Núcleo Avançado do Pantanal em Poconé.
“O trabalho e a empolgação dos alunos e professores contagiaram quem passava pelo estande que apresentou uma pequena mostra do que desenvolvemos aqui no IFMT Campus Cáceres. Um pouco da ciência, da cultura, dos saberes que aprofundamos nesta comunidade. Agradecemos a colaboração de todos que participaram” afirmou a coordenadora do estande, professora Iris Viana.