Estradeiro Aprosoja passa por Cáceres
Por assessoria (Thiago Almeida, prefeitura)e Diário de Cáceres
03/05/2013 - 18:00
A construção de novas rotas como alternativa para o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso é um dos temas de maior debate atualmente, e a consolidação de caminhos que passam pela região Oeste, culminando em Cáceres, é uma das saídas para o descongestionamento nos portos da região Sul e Sudeste do País. Por conta disso, representantes de entidades ligadas ao Agronegócio, Empresários, e outras autoridades participaram nesta sexta-feira (03.05) do Estradeiro Aprosoja – Expedição Santo Antônio das Lendas.
Organizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e pelo Movimento Pró-Logística, o evento tem como objetivo mostrar a importância desta da rota pelo Rio Paraguai para melhorar a logística de Mato Grosso. “Este é mais um caminho pelo qual podemos escoar a safra do estado e queremos dar visibilidade a ele. A hidrovia já existe e está há poucos quilômetros da capital. É algo extraordinário para Mato Grosso”, salientou o presidente da Aprosoja.
O evento foi acompanhado de perto pelo prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, que destacou a importância da ação. “É necessário pensar em novas rotas de escoamento de produção, e a região Oeste tem um grande potencial. Com a hidrovia do Rio Paraguai consolidada temos um novo caminho e possibilidades infinitas para atrais investimentos para nosso município”, afirmou.
Francis ressaltou que, com a implantação da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (ZPE), é imprescindível a estruturação logística da região. “Temos várias frentes de articulação para a ampliação da nossa logística. Entre elas está a estruturação do Aeroporto Internacional de Cáceres, além da pavimentação da MT-343, que liga Cáceres ao Médio-Norte do Estado, por Barra do Bugres. Além disso, contamos com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Acompanhamento à Logística Intermodal de Transportes, para a chegada dos trilhos da Ferronorte no município, passando por Mirassol D’Oeste e chegando a Porto Velho”, disse.
Durante o evento, o prefeito incentivou os produtores a investirem na região e reafirmou o desafio de retomar o transporte de produtos a partir do ano que vem.
A comitiva foi recebida em Cáceres no Sindicato Rural, onde almoçou. O presidente do Sindicato, Márcio Lacerda, e o vice, Jeremias Pereira Leite, acompanharam o estradeiro. Também o presidente da Associação Pró-hidrovia, Pedro Lacerda, acompanhou e destacou a importância do funcionamento do Porto de Santo Antonio das Lendas para o fortalecimento da economia regional, especialmente a agricultura.
A discussão por novas rotas de escoamento se dá em uma realidade onde Mato Grosso é responsável pela exportação de cerca de 40 milhões de toneladas de produção ao ano. As rotas para o Sul do país, por meio dos portos de Paranaguá (no Paraná) e Santos (em São Paulo) estão congestionadas e o custo de transporte da produção tem ficado cada vez mais caro.
De acordo com o diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, a utilização da hidrovia trará uma redução significativa no custeio do transporta, além de desafogar as rodovias e reduzir drasticamente a emissão de poluentes. “Para se ter uma ideia, 15 barcaças carregam quantidade equivalente a 1.050 caminhões bi-trem. Este número é expressivo se considerarmos o fluxo nas nossas rodovias e a necessidade urgente de escoamento da nossa produção”, ressaltou. Edeon destacou também que hoje, a taxa de frete no país é a mais cara do mundo: US$ 145,00 por tonelada, contra US$ 33,00 por tonelada nos Estados Unidos.
Representando o governador Silval Barbosa, o secretário Estadual de Meio Ambiente, José Lacerda, agradeceu a presença de todos e destacou a importância do encontro. “Este movimento é fundamental para nosso Estado. O governador tem grande preocupação em integrar todo Mato Grosso e melhorar a logística. Cáceres tem uma posição estratégica e é peça fundamental para o desenvolvimento do Estado”, disse.
Também participaram do evento o secretario de Governo, Neto Gouveia, o secretario de Obras, Valdeci Costa, o secretario de Indústria e Comércio, Júlio Parreira, o secretário de Estado de Meio Ambiente, José Lacerda, do secretário de Acompanhamento à Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, além de prefeitos e vereadores de vários municípios, entre outras autoridades.