Ossada encontrada é de tio morto a facadas pelo sobrinho
Por Pollyana Araújo com nota da redação do Diário de Cáceres
08/06/2013 - 09:35
A ossada de um homem que era considerado desaparecido desde 2004 foi encontrada nesta quinta-feira (6), em Cáceres. Os restos mortais estavam dentro de uma fossa no quintal de uma residência nos fundos da Vila Irene e foram localizados após denúncia de uma testemunha. De acordo com a Polícia Civil, a mulher de um sobrinho da vítima contou a alguém que o marido tinha matado o tio e jogado o corpo na fossa depois de uma discussão. Essa testemunha então procurou a polícia e denunciou o caso, há um mês.
saiba mais
A delegada Mariell Antonini Dias, responsável pelo caso, afirmou que após o desaparecimento da vítima, em 19 de abril de 2004, a família fez denúncia e a polícia instaurou inquérito, mas o processo foi arquivado por falta de informações. "À princípio se tratava somente do desaparecimento, porque não se tinha conhecimento de nenhum fato criminoso", pontuou.
Após a denúncia, a delegada disse que equipes da Polícia Civil e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foram até o local para averiguar se a informação tinha fundamento. Ao levantar a tampa, segundo ela, os agentes viram um pedaço de osso semelhante a um fêmur de uma pessoa e, com isso, o Corpo de Bombeiros foi mobilizado para resgatar a ossada da fossa. Um sapato encontrado junto ao corpo foi reconhecido pela mulher da vítima. "Temos 100% de certeza de que se trata dessa pessoa que estava desaparecida", disse Mariel.
Porém, de todo modo, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e deverá ser submetido a exame de DNA. Segundo a delegada, a mulher do suspeito do assassinato só comentou o ocorrido após a morte do marido, em 2010. Também não teria contado logo depois em respeito à família do marido. "A testemunha não contou antes porque era casada com o assassino, daí após ele falecer, também assassinado, ela resolveu contar a história que sabia para outra pessoa", disse.
A suposta responsabilidade da mulher do suspeito do crime também deverá ser apurada pela polícia. Mariell Antonini informou que a vítima foi morta a facadas durante uma discussão com o sobrinho.
Segundo a testemunha, trata-se de Claudemir Lopes da Silva.