Reitoria e Adunemat se reúnem para tratar de assuntos da categoria
Por Lygia Lima – Assessoria Unemat
06/06/2013 - 18:08
Foto: Moisés Bandeira - Assessoria Unemat
A direção da Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Adunemat) e a Reitoria da instituição se reuniram na manhã desta quinta-feira (06) para discutirem uma pauta de reivindicações da categoria. Para a próxima semana, a direção do sindicato deve se reunir com pró-reitores e o vice-reitor para encaminhar a revisão do plano de carreira dos professores.
A pauta de reivindicação apresentada pela Adunemat, com seis pontos foi amplamente discutida pelo reitor Adriano Silva, os pró-reitores de Gestão Financeira, Ariel Lopes Torres e de Administração, Valter Danzer e pelos membros da Adunemat, Luiz Jorge, Leni Hack e Domingos Sávio.
Em cada ponto de pauta a Reitoria apresentou que medidas estão sendo tomadas e em que situação encontram-se os encaminhamentos. A gestão reafirmou o compromisso de fortalecer e investir na melhoria do ensino de graduação o que deve garantir melhores condições de trabalho e estrutura para o desempenho da atividade docente, assim como reafirmou o compromisso de discutir dentro dos colegiados estabelecidos da Unemat as ações pertinentes a instituição.
O presidente da Adunemat, Luiz Jorge, ressaltou que o encontro foi positivo, já que a intenção do sindicato era abrir o diálogo com a Reitoria da Unemat. “Nós iniciamos as conversações e já estamos remetendo os encaminhamentos para as comissões que estarão trabalhando nos pontos de pauta”.
O reitor da Unemat, Adriano Silva, reafirmou que a gestão vem procurando trabalhar de forma alinhada com os sindicatos docente e dos técnicos, e também com as representações acadêmicas no sentido de ouvir as reivindicações e trabalhar para a melhoria contínua do ensino, pesquisa e extensão, além das condições de trabalho.
Outro ponto de reivindicação é a realização de concurso público docente, cujo edital deve ser publicado nos próximos dias, além de estabelecer a realização periódica de concurso para contemplar o crescimento e a reposição de professores e técnicos, ponto que é de comum acordo entre a gestão e a categoria.