Câmara:trabalhos da sessão de 10 de junho
Por assessoria
11/06/2013 - 14:36
Na ultima segunda feira (10) os vereadores de Cáceres realizaram a sessão ordinária que a exemplo das anteriores contou a participação de autoridades, lideres comunitários, sindicalistas, profissionais que militam na imprensa local e ainda dois secretários municipais Odiner Gonçalves de Sá e Luiz Landim, que ocupam as pastas de Finanças e Saude respectivamente.O vereador Alvassir Ferreira de Alencar, do PP presidente do Poder Legislativo conduziu a reunião semanal dos parlamentares de Cáceres.
A reunião transcorreu dentro do previsto sendo apreciados projetos de Leis, decreto legislativo e indicações.
O vereador Edmilson Campos o popular Café no Bule voltou a dizer que a Saúde Pública em Cáceres precisa ser tratada com responsabilidade. O vereador Café no Bule voltou a afirmar que não vai aceitar calado as mazelas e descasos por parte do Poder Público. Há 15 dias o vereador denunciou que medicamentos infantis e materiais para exames de prevenção para mulheres venceram dentro do almoxarifado da Secretaria de Saúde sem que tivessem sido colocados à disposição da população. Agora o vereador Café no Bule denuncia que há mais de 30 dias não está sendo realizada em Cáceres a coleta de lixos hospitalares. A prefeitura precisa resolver urgentemente esse problema, pois o lixo hospitalar está sendo amontoado de forma inadequada dentro das unidades de saúde do município, dentre elas o Pronto Socorro, Ambulatório das Crianças, Postão e nos PSF’s oferecendo risco a saúde de servidores e pacientes. Para o vereador alguém precisa ser responsabilizado.
O vereador Tarcisio Paulino (PSB) encaminhou projeto de Lei de numero 13 de 07 de junho de 2013 que prevê a denominação da via publica no Bairro Santa Cruz, como o nome de Rua dos Santistas.
Tarcisio ainda cobrou da prefeitura medidas urgentes nos seguintes bairros Rodeio; Panorama; Jardim Aeroporto e Santos Dumont. De acordo com o parlamentar essas comunidades urbanas estão enfrentando problemas de toda ordem, desde falhas na coleta de lixos, a falta de iluminação publica e principalmente as ruas e avenidas desses bairros necessitando de recuperação urgente.
Os moradores segundo Tarcisio tem cobrado diariamente o vereador, e de acordo com ele são passados quase seis meses da atual administração sendo necessário atender as reivindicações desses cidadaos.
O vereador Alencar solicitou através de indicação ao Poder Executivo que promova estudos e execução de abertura de uma estrada com acesso ao Assentamento Recompensa, localizado na Serra do Mangaval proximo a BR 070. O parlamentar justificou que as famílias ali assentadas já estão produzindo, porém esbarram na falta de estradas para retirar a safra.
Alencar também destacou ainda o empenho dos voluntários e da população em geral que colaboraram com o Festival de Prêmios do Bom Samaritano cujo saldo foi uma renda em mais de 124 mil reais, será aplicada na obra de ampliação daquele importante hospital publico de Cáceres. O parlamentar fez questão de agradecer a todos cidadãos cacerenses que anualmente contribuem com o O Bom Samaritano através desse Festival de Premios.
Também tramitou na Câmara o projeto de Decreto Legislativo de 27 de maio deste ano que dispõe sobre o registro oficial de homenagens comemorativas ao Centenário de nascimento do professor Raimundo Candido Reis. Raimundo Candido além de educador exerceu o mandato de vereador em Cáceres sendo presidente do legislativo municipal.
A vereadora Valdeniria Dutra voltou a reiterar ao Poder Executivo a necessidade de perfuração de dois poços artesianos para atender a comunidade rural do Bom Jardim, na região do Facão. De acordo com a Valdeniria Dutra, há naquela área inúmeras famílias assentadas, mas que sofrem com a escassez de água para consumo humano e até mesmo para os animais.
Valdeniria tem defendido junto as esferas de governo estadual e federal a vinda de patrulha mecanizadas para atender todos os assentamentos do município de Cáceres.
O radialista e vereador Edmilson Tavares (PMDB) reforçou o pedido de recuperação das ruas no Bairro Rodeio. Tavares solicitou do Poder Executivo que toda a malha viária dessa comunidade receba a devida atenção, os moradores do Rodeio estão há quase dois anos convivendo com obras inacabadas, visto que a empresa responsável pela pavimentação das principais vias de acesso, abandonou o canteiro de obras, deixando os moradores dali numa situação constrangedora com dificuldades de acessos.
O vereador professor Domingos de Oliveira (PSC) defendeu iluminação em toda a extensão da Avenida José Scaff, que dá acesso ao Bairro Jardim Aeroporto. Domingos alegou que embora o bairro seja habitado por dezenas de famílias, não há iluminação publica, o que segundo ele, provoca insegurança nas pessoas que trabalham ou estudam no período noturno.
O Vereador Marcinho Lacerda cobrou uma ação do Poder Executivo junto a empresa cessionária do Terminal Rodoviário José Palmiro que seja executada a urbanização do entorno com construção de estacionamento e de uma praça naquela área. Marcinho também cobrou que a limpeza naquele setor seja constante.
O vereador Marcinho apresentou indicação para a empresa “OI Telefonia” estudos para implantação de um serviço de telefonia (orelhão) na Avenida Vereador Osvaldo Batista também conhecida como Avenida Perimetral, no Bairro Jardim Paraíso, mas precisamente em frente ao Bar do Quintino.
Marcinho alega que o orelhão publico é de extrema importância para toda a comunidade.