Delegada Alessandrah M. Ferronato fala de sua transferência e do trabalho realizado em Cáceres
Por Clarice Navarro Diório/DIÁRIO DE CÁCERES
05/07/2013 - 19:46
Depois de doze anos atuando como delegada da Polícia Judiciária Civil em Cáceres, Alessandrah Marquez Ferronato encara novo desafio, com sua transferência para Tangará da Serra, onde assume como delegada regional. Amazonense de Manaus, ela morou em Cáceres quando criança e conta que ama a cidade. Considerada uma profissional capacitada, é uma delegada operante, que ocupou como titular quatro delegacias, neste período em Cáceres. Afirma que sabe que a profissão exige deslocamentos, mas que deixa Cáceres com uma mistura de alegria e tristeza. Alegria pela promoção, pelo novo desafio. Tristeza por deixar a cidade que ama e onde, na função, aprendeu e cresceu como profissional. Aqui, ela conheceu seu marido, e teve seus dois filhos. "Além da parte profissional, Cáceres tem muito a ver com a minha trajetória pessoal"-diz. Veja a entrevista que o Diário de Cáceres fez com a delegada:
DC:Local de nascimento
Alessandrah: MANAUS - AM
DC-Quando chegou a Cáceres
Alessandrah:15/O7/2001
DC:-Formação profissional e onde se formou
Alessandrah:ILES/ULBRA, CAMPUS JI-PARANÁ/RO
DC:Cargos exercidos aqui
Alessandrah:DELEGADA DE POLÍCIA DA DELEGACIA ESPECIALIZADA DO ADOLESCENTE
DELEGADA DE POLÍCIA DA DELEGACIA MUNICIPAL DE CACERES
DELEGADA DA DELEGACIA ESPECIALIZADA EM REPRESSÃO A ROUBOS E FURTOS DE CÁCERES
COORDENADORA DO CENTRO INTEGRADO DE SEGURANÇA E CIDADANIA DE CÁCERES
DELEGADA DA DELEGACIA ESPECIALIZADA EM DEFESA DA MULHER DE CÁCERES
DC:Como vê o município na área de criminalidade
Alessandrah: DEVIDO AO FATO DE ESTAR PRÓXIMO DA FRONTEIRA BRASIL/BOLÍVIA, CÁCERES É UMA CIDADE QUE APRESENTA ALTO VOLUME DE CRIMINALIDADE, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE A CRIMES DE ROUBOS E FURTOS E CRIMES SEXUAIS, PRINCIPALMENTE CONTRA VÍTIMAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
DC:Como vê o trabalho da PCJ aqui? Quais as maiores demandas e necessidades? Quais as mudanças percebidas neste período? O que melhorou?
Alessandrah:ACREDITO QUE A PJC REALIZA UM TRABALHO CONSIDERADO MUITO SATISFATÓRIO, UMA VEZ QUE CONTA COM EXCELENTES PROFISSIONAIS (DELEGADOS, ESCRIVÃES E INVESTIGADORES) ALTAMENTE COMPROMETIDOS COM A FUNÇÃO POLICIAL, OS QUAIS MUITAS VEZES NAO MEDEM ESFORÇOS PARA DESEMPENHAR SEU TRABALHO NO COMBATE À CRIMINALIDADE. A PJC MUDOU DE MANEIRA VERTIGINOSA, DESDE A DATA EM QUE PASSEI A PERTENCER AO SEU QUADRO DE SERVIDORES, UMA VEZ QUE VEM ACOMPANHANDO A EVOLUÇÃO GLOBAL DO MUNDO, NÃO DA MANEIRA COMO DEVERIA, MAS MESMO ASSIM CONSIDERO DE MANEIRA SATISFATÓRIA A EVOLUÇÃO QUE A PJC TEM APRESENTADO. HOJE NÓS TEMOS NOSSO SISTEMA GUARDIÃO USADO NAS INTERCEPTAÇÕES TELEFÔNICAS, VIATURAS BOAS, INSTALAÇÕES POLICIAIS EM CONDIÇÕES BOAS DE USO.
DC:Uma investigação que marcou a carreira
Alessandrah:NA MINHA CARREIRA TIVE MOMENTOS DE GRANDE EMOÇÕES, ONDE AS OCORRÊNCIAS EM QUE ME DEPAREI NÃO DEIXARAM DE MEXER COM MINHAS EMOÇÕES, MAS DE FATO, A QUE MAIS ME MARCOU FOI O CASO DE UM BEBÊ DE 07 MESES QUE HAVIA SIDO SEQUESTRADO POR SUA SUPOSTA BABÁ E FOI ENCONTRADO POR MIM, JUNTAMENTE COM OUTROS INVESTIGADORES DE POLÍCIA (MARTA, LUCIANO CATARINO, MEIRELLES) EM TEMPO CONSIDERADO RECORDE, POIS EM MENOS DE 02 HORAS QUE NÓS (EU E O DELEGADO ROGERS) INICIAMOS AS INVESTIGAÇÕES CONSEGUIMOS LOCALIZAR A CRIANÇA E PRENDER AS TRÊS MULHERES ENVOLVIDAS. NA HORA EM QUE A CRIANÇA FOI LOCALIZADA FOI UM MOMENTO DE MUITA EMOÇÃO REALMENTE!
DC-Um pouco da vida pessoal: aqui conheceu seu marido, casou e teve seus filhos
CONHECI MEU MARIDO AQUI, EM 06 MESES NOS CASAMOS E TIVEMOS 02 FILHOS.(A delegada é casada com o oficial da Polícia Militar Michel Ferronato e tem um casal de filhos).
DC: Para onde vai? Para qual função?
Alessandrah:VOU PARA A CIDADE DE TANGARÁ DA SERRA/MT, EXERCER A FUNÇÃO DE DELEGADA REGIONAL .
DC:O que leva daqui?
Alessandrah: NUNCA VOU ME ESQUECER DA BONDADE, CALOR HUMANO, HUMANIDADE E FACILIDADE DE SE CONVIVER DO POVO CACERENSE. AMO ESTA CIDADE E AMO A SUA ARQUITETURA, SEUS CASARÕES ANTIGOS. MOREI AQUI NA MINHA INFÂNCIA, FIZ PRIMEIRA COMUNHÃO NA CATEDRAL. ENFIM, VOU EMBORA COM MUITA SAUDADES, MUITA DOR NO CORAÇÃO MAS ACIMA DE TUDO COM A SENSAÇÃO DE DEVER CUMPRIDO, POIS SEMPRE PROCUREI COLOCAR O BEM ESTAR DA SOCIEDADE EM PRIMEIRO LUGAR, ATENDER DE FORMA EFICIENTE.
DC:O que considera necessário para ser "um bom delegado"?
Alessandrah: COMPROMETIMENTO COM A PROFISSÃO E COM A SOCIEDADE EM QUE ESTIVER SERVINDO. PORQUE POLÍCIA É ISTO:SERVIR E PROTEGER!!! SEMPRE ... PROCURAR ENTENDER QUE AS PESSOAS QUE COMPARECEM NAS DELEGACIAS ALI VÃO POR ALGUM MOTIVO E POR ISTO DEVEM SER BEM ATENDIDAS, MESMO QUE MUITAS VEZES NÃO POSSAMOS RESOLVER SEUS PROBLEMAS, MAS DEVEMOS AO MENOS TENTAR.
DC:Considerações finais
Alessandrah: NESTE MOMENTO DE MUITA EMOÇÃO E AO MESMO TEMPO TRISTEZA EM TER QUE DEIXAR ESTA CIDADE QUE FOI MEU LAR POR 12 ANOS, 12 IMPORTANTES ANOS DE MINHA VIDA, QUERO AGRADECER A TODA SOCIEDADE CACERENSE PELO RECONHECIMENTO DO MEU TRABALHO, POR CONFIAREM EM MIM, QUERO AINDA AGRADECER AOS MEUS AMIGOS QUE AQUI DEIXO, AOS POLICIAIS QUE SEMPRE ME AUXILIARAM, SEM OS QUAIS EU NÃO TERIA CONSEGUIDO REALIZAR UM BOM TRABALHO E HOJE SER UMA PROFISSIONAL CONCEITUADA. QUERO DIZER QUE TRABALHAR EM CÁCERES FOI UMA ESCOLA DE VIDA, APRENDI MUITO NO RAMO DA PROFISSÃO PORQUE ATUAR EM ÁREA DE FRONTEIRA NÂO É FÁCIL . ESTOU E SEMPRE ESTAREI À DISPOSIÇÃO DE TODOS !