Lançada hoje em Cáceres Campanha do Aleitamento Materno
Por Diário de Cáceres/Clarice Navarro Diório
07/08/2013 - 10:05
Foi lançada às 09 horas desta quarta-feira,7, a 6ª Campanha da Amamentação de Cáceres e a VI Maratona do Peito, que integram as comemorações da 21ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, evento realizado pela Comissão de Apoio à Amamentação de Cáceres. A comissão é formada por profissionais que atuam nas unidades de saúde do município, através do grupo Ações Cooperativas de Apoio ao Leite Materno e à Amamentação (ACALMA).
A campanha conta com ações variadas -entre elas, a ampla divulgação através da mídia. A comissão esteve também na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores.
O encerramento acontece na sexta-feira, 9, a partir das 15horas no auditório do Hospital Regional, com uma palestra sobre Aconselhamento em Aleitamento Materno.
A, a fonoaudióloga, Claudia Moreira,que coordena o grupo de organizadores, destaca a importância da semana para a conscientização das mães. "Há mães que alimentam seus filhos, nos primeiros seis meses de vida, apenas com o leite materno. E não precisa outro alimento. Além de um alimento saudável, ele protege a criança de doenças".
Veja a programação do evento
Dia 07
9 h - Abertura da 6ª Campanha da Amamentação e VI Maratona do Peito
Local: Sematur
19:30 h – Palestra sobre Aconselhamento em Aleitamento Materno
Local: IEC
Dia 08
19:30 h – Palestra sobre Aconselhamento em Aleitamento Materno
Local: FAPAN
Dia 09
15 h – Palestra sobre Aconselhamento em Aleitamento Materno
Local: Auditório do Hospital Regional
16 h – Encerramento da 6ª Campanha da Amamentação de Cáceres
Local: Auditório do Hospital Regional
Veja a importândia do aleitamento:
Faltam bancos de leite no país
Agência Brasil
Na Semana Mundial de Aleitamento Materno, o chefe de um dos principais bancos de leite do país, o Instituto Fernandes Figueira do Rio de Janeiro, Franz Reis Novak, disse que há no Brasil 211 serviiços do tipo em funcionamento para atender 1,5 milhão mulheres com problemas relacionados ao aleitamento materno. Segundo ele, o número é muito pequeno.
A presidenta do Comissão de Aleitamento Materno da Sociedade Paulista de Pediatria, vinculado à Sociedade Brasileira de Pediatria, Marisa da Mata Aprile, ressaltou que a criança amamentada no peito é beneficiada pela proteçãoo afetiva e física.
O contato com a mãe, que desenvolve o emocional desde criança,,há a proteção contra doenças na infânncia. Os riscos são menores por conta dos anticorpos que a mãe passa para o filho,, destacou Marisa Aprile. Ela reforça que o leite materno tem um sistema de imunização para a crianças porque tem células vivas que protegem. São vráios fatores que diminuem o número de ingefcções, além do que amamentar rprotege a mulher contra o câncer de mama."A mulher que tex excesso de leite podem e devem contribuir com os bancos de leite"-frisou.