Prefeito de Várzea Grande é preso com munição em aeroporto
Por Diário de Cuiabá/KAMILA ARRUDA e PRISCILLA VILELA
07/08/2013 - 10:57
O prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB), foi preso em flagrante na manhã desta terça-feira (6) quando tentava embarcar para Brasília no Aeroporto Marechal Rondon. Ele portava 10 munições calibre 32. O peemedebista, todavia, nega o crime e diz suspeitar de uma armação para tentar abalar sua imagem política.
O gestor foi descoberto no momento em que passava pelo equipamento de raio X do aeroporto. As munições foram encontradas dentro de sua pasta executiva. As cargas estavam enroladas em uma meia. Na bolsa, que ele levava na mão, havia apenas documentos e alguns objetos de higiene pessoal.
Diante do ocorrido, ele foi apreendido pela Polícia Federal e encaminhado à delegacia, onde prestou depoimento e foi liberado após pagamento de fiança no valor de R$ 678. O equivalente a um salário mínimo.
As investigações serão conduzidas, a partir de agora, pela Polícia Civil. O delegado responsável pelo caso será o ex-secretário de Segurança do Estado, Diógenes Curado.
Walace seguia para a Capital Federal, onde participaria da assinatura de um convênio para viabilização do Programa “Crack, é possível vencer”. Segundo ele, seu voo estava marcado para as 8h20 da manhã.
O peemedebista afirma ser inocente e acredita ter sido alvo de uma “armação maldosa e infantil”. Além disso, se diz envergonhado com a situação.
“Essas munições não são minhas. Não fui eu que coloquei lá. Não utilizo este tipo de material. Se não fui eu que coloquei e não é minha, só pode ter sido uma brincadeira de mau gosto na tentativa de me incriminar. Isso são coisas que me deixam entristecido e até mesmo envergonhado, pois o único prejudicado nesta história toda é a minha imagem”, enfatizou o prefeito durante entrevista coletiva concedida na tarde de ontem (6).
O peemedebista afirmou possuir uma arma de fogo de calibre 38 registrada em seu nome, que é utilizada para sua defesa pessoal. “Tenho uma arma que fica guardada na minha casa para a minha defesa pessoal. Um cara com 51 anos, que é médico e conhece muito bem o funcionamento de um raio X, não cometeria uma infantilidade desta”.
Walace sustenta estar tranquilo e diz que vai responder ao flagrante. “Como o flagrante foi em cima de mim, vou responder com muita tranquilidade. A investigação da polícia vai mostrar o que, de fato, aconteceu. Não vou utilizar este episódio para acusar meus adversários políticos, mas, para mim, isso foi armação. Não vou apontar ninguém, não tenho desavenças pessoais. Tenho desavenças apenas no campo político”, garante.
Apesar disso, o prefeito admite a possibilidade de mudar a rotina e passar a andar com seguranças. “Talvez, tudo isso me leve a aumentar a cautela e passar a andar com segurança, coisa que eu e minha família nunca tivemos. Isso foi uma armação, coisa de pessoa insensata”, enfatizou.