Bienal reafirma força do Centro-Oeste para desenvolvimento do país
Por Assessoria Bienal 2013
10/08/2013 - 10:09
Símbolo de prestígio e sucesso junto ao agronegócio brasileiro, a Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central 2013 foi encerrada sexta-feira (09.08), em Cuiabá-MT, com a marca do denso debate de temas estratégicos ligados à conjuntura e ao futuro do setor. Mais de 1.000 produtores rurais, executivos e lideranças políticas prestigiaram a Bienal, cuja nova edição, em 2015, terá como sede o Distrito Federal.
Referência para o Centro-Oeste, a Bienal supera mais uma vez a expectativa de público ao colocar em pauta os temas de logística, sucessão familiar, falta de mão de obra e os desafios da biotecnologia.
Além dos temas transversais, o economista Paulo Rabelo de Castro, sócio da RC Consultores, contextualizou as variáveis do Brasil Central e ressaltou que o fortalecimento político é imprescindível para o setor do agronegócio.
De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), anfitrião do evento, Rui Prado, a participação conjunta dos Estados do Centro-Oeste e Distrito Federal reafirma a força da região para o desenvolvimento do país. “Receber um evento que nasceu aqui e que hoje congrega todos os Estados do Centro-Oeste e que discutiu os assuntos que vão pautar o agronegócio pelos próximos 20 anos é de extrema importância. Temos que pensar como um bloco. Temos que superar juntos os mesmo desafios, pois temos as mesmas características. Sabemos que temos um longo caminho para percorrer”, disse.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel, conclamou a participação dos Sindicatos Rurais e o empenho na mobilização das caravanas que vieram do Estado vizinho participar do evento consolidado como referência para região. “É o evento que faz a diferença para o Centro-Oeste, a participação dos Sindicatos Rurais e as demais federações abrilhantaram as discussões”, assinalou Riedel.
Já o superintendente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Claudinei Rigonatto, acredita que os Estados estão fortalecidos e integrados no debate de temas importantes para o setor por meio da consolidação do Fórum Nacional das Entidades do Centro-Oeste. “É um evento de integração regional e mais uma vez reforça a importância do Fórum em dar continuidade aos assuntos aqui abordados”, frisou Rigonatto.
2015 - A próxima edição da Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central acontecerá no Distrito Federal. O 2º vice-presidente da Fape-DF, Fernando César Ribeiro, registrou o orgulho em organizar o evento nos padrões de Cuiabá. “Temos uma grande responsabilidade pela frente e juntos faremos mais uma Bienal de sucesso”.