Ezequiel assume comando do PP
Por Diário de Cuiabá
09/08/2013 - 10:24
A partir da próxima semana, o Partido Progressista (PP) será presidido oficialmente pelo deputado estadual Ezequiel Fonseca. O parlamentar toma posse da liderança estadual na segunda-feira (13). Vai substituir o deputado federal Pedro Henry, que anunciou sua aposentadoria da vida pública.
Ezequiel é um dos responsáveis por liderar a “rebelião” do PP contra o governador Silval Barbosa (PMDB), que culminou com a debandada da legenda para a ala de oposição na Assembleia Legislativa. Agora, como presidente, suas posições contra a administração peemedebista na AL devem ser estendidas ao restante do Estado.
As discussões sobre as eleições de 2014 também serão responsabilidade de Ezequiel, que já é apontado por Henry como seu sucessor natural à vaga na Câmara Federal.
As candidaturas do PP, aliás, devem ser mesmo focadas na chapa proporcional, garantindo ao partido maior representatividade no Congresso e na AL. Atualmente, a sigla possui somente dois nomes no Legislativo estadual: Ezequiel e Antônio Azambuja.
A solenidade de posse ocorrerá durante a tarde e contará com a presença do secretário de políticas agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller.
Pedro Henry, em recente entrevista ao Diário, já havia adiantado que deixaria a presidência da legenda, bem como a vida pública. Embora tenha sofrido intenso desgaste ao ser condenado durante o julgamento do Mensalão, o congressista afirma que a decisão já estava tomada. O motivo é a falta de novos desafios na política, segundo ele.
Henry recorre da sentença de sete anos de prisão pela acusação de, como líder do PP na Câmara, ter “vendido” os votos de sua bancada em apreciações de projetos de interesse do governo federal. Ele garante inocência e diz não haver provas contra ele.