Sexta, 25, Empaer de Cáceres realiza um dia inteiro de divulgação sobre a cultura da banana
Por Diário de Cáceres
22/05/2012 - 18:12
Uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e
Agricultura Familiar - SEDRAF-MT, Sindicato Rural de Cáceres, e a Empresa Matogrossense de Pesquisa,Assistência e Extensão Rural - EMPAER-MT,acontece no próximo dia 25 a Visita técnica sobre a cultura da bananeira. O agente técnico da Empaer, Ciro Cercino dos Santos, que pesquisa feijáo e banana, afirmou que cinco mil bananeiras estão à disposição para visitas. "O objetivo é repassar ao produtor o conhecimento adquirido com a pesquisa e as novas tecnologias desenvolvidas, que afetam diretamente na produção e na qualidade da safra"-disse ele. Mesmo não sabendo informar o número de produtores no município, o técnico afirmou que são muitos, a maioria pequenos produtores, especialmente os agricultores de assentamentos rurais.
Na Empaer, são produzidas mudas matrizes. De uma muda, no prazo de seis meses, saem outras -em número expressivo, de 300 a 500. "Infelizmente não temos funcionários em número suficiente para dar mais atenção e celeridade à pesquisa. A banana é uma cultura que pode gerar lucro ao produtor o ano inteiro, se plantada da forma correta, e recebendo irrigação de forma simples e permanente".
No plantio, sobressaem as bananeiras que produzem a banana tipo maçã: Tropical, Princesa, DS Conquista e Thop Mael, que são as mais plantadas na região por serem resistentes ao transporte e pelo sabor que agrada o consumidor, além da resistência ao mal do Panamá e a sigatoka negra, doenças mais comuns nas bananeiras. Mas há vinte variedades sendo testadas, entre elas a conhecida como nanica e a banana da terra, esta última integrante essencial da mesa do cacerense. "O sucesso da plantação depende de cuidado constante, desde o solo até a luminosidade, mas posso dizer que a região é bastante propícia ao cultivo, e o que esperamos no dia 25 é ter aqui um grande número de produtores e interessados, para dividirmos o que temos pesquisado nos últimos anos. Há muita coisa nova que precisa ser difundida"-considerou.
Veja a programação do evento, que começa às 8 horas no Centro Regional de Pesquisa e Transferência
de Tecnologia de Cáceres-MT:
Estação 01 - Implantação da cultura da banana
Maria José Mota Ramos (EMPAER-MT)
Estação 02 - Coleção de cultivares de bananeira
Ciro Cercino dos Santos (EMPAER-MT)
Estação 03 - Efeito de biofertilizante e silício no
cultivo da bananeira.
Humberto de Carvalho Marcilio (EMPAER-MT)
Estação 04 - Controle Fitossanitário e de plantas
invasoras
João Américo (Agrogenes)
Estação 05 - Controle biológico da broca da bananeira
Elder Cassimiro da Silva (EMPAER-MT)
Estação 06 - As boas práticas agrícolas no manejo pós-colheita
André Luiz de Andrade (IFMT)
O evento tem as parcerias do
IFMT/Cáceres
IFMT/São Vicente
UNEMAT
FAPEMAT
EMBRAPA
Prefeitura de Cáceres
Sociedade Mato-grossense de Fruticultura e
Agrogenes